alimentos orgânicos diminuir o risco de câncer

Comer alimentos orgânicos diminuir o risco de câncer?

Alimentação, Doenças

Com certeza você já percebeu o aumento do número e da variedade dos alimentos orgânicos nos supermercados. Eles costumam ser mais caros, mas será que o custo vale a pena para a nossa saúde?

Pesquisadores de várias universidades francesas publicaram recentemente um estudo no Journal of American Medical Association mostrando que as pessoas que ingerem muitos alimentos orgânicos apresentam uma taxa menor de certos tipos de câncer

Estudo orgânico francês

A pesquisa envolveu 68.946 adultos franceses. Uma grande proporção (78%) era de mulheres, e a idade média era de 44 anos. Os pesquisadores pediram às pessoas voluntárias para manter um diário alimentar detalhado de tudo o que comiam e bebiam durante um período de 24 horas. O registro diário era feito 3 vezes dentro de um intervalo de 2 semanas. Em seguida, os pesquisadores registraram quantas dessas pessoas desenvolveram cânceres nos 4,5 anos seguintes.

Os resultados

Algumas pessoas no estudo não comiam alimentos orgânicos, enquanto outras comiam muitos. Os resultados mostraram que as pessoas que ingeriram muitos alimentos orgânicos tiveram um risco 25% menor de desenvolver câncer durante o período de 4,5 anos.

Dois tipos de câncer reduzidos com orgânicos

Especificamente, dois tipos de câncer mostraram uma redução significativa – os linfomas (especialmente o subtipo “não-Hodgkin”) e o câncer de mama que se desenvolve nas mulheres após a menopausa. As pessoas que comeram mais orgânicos tiveram uma taxa 76% menor de linfoma e uma taxa 34% menor de desenvolver câncer de mama pós-menopausa.

Uma crítica em potencial do estudo foi que talvez a razão pela qual as pessoas que ingeriram mais alimentos orgânicos tivessem uma taxa mais baixa de câncer é porque elas são, em geral, mais preocupadas com a saúde. Pode ser que, por exemplo, eles comessem menos açúcar, fizessem exames mais frequentemente ou se exercitassem mais do que o grupo que não consumia orgânico. Os pesquisadores usaram métodos estatísticos para compensar esse efeito, mas ainda assim é uma possibilidade.

Pesticidas podem causar câncer

Pelo menos três pesticidas amplamente utilizados – glifosato, malatião e diazinona – mostraram ser carcinogênicos em diferentes estudos. Pessoas expostas a altos níveis, como alguns trabalhadores rurais, têm um risco significativamente maior de desenvolver linfomas. As pessoas que comem orgânicos são menos expostas a esses agrotóxicoss, por isso faz sentido que o risco de câncer seja reduzido.

Devo comer apenas orgânicos?

É impraticável ou impossível para a maioria de nós comer todas as frutas ou vegetais orgânicos. Eles podem estar indisponíveis ou muito caros em comparação com produtos convencionais. Mas a pesquisa sugere que, quando você puder, você deve escolher a opção orgânica em vez da convencional.

Mais importante do que orgânico ou convencional é que você deve comer muitas frutas e vegetais, mesmo que não sejam orgânicos. Se você não consegue encontrar orgânicos ou não quer pagar mais caro, não tenha medo de comer frutas e verduras. O benefício à saúde é maior que o risco dos pesticidas.

Além disso, existem técnicas de lavagem adequadas que diminuem o resíduo de pesticida. E, se você não consegue encontrar a versão orgânica de certos alimentos conhecidos por conterem altos resíduos de pesticidas (como pimentões e morangos), seria sensato minimizar sua ingestão. Mas para a maioria das frutas e legumes, se você não comprar orgânicos, não se preocupe. Lave-os bem e coma!

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Três dicas para diminuir os efeitos de pesticidas

10 motivos para comer chocolate escuro todos os dias

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Estes são alguns médicos recomendados na ProcuraMed.

VEJA MAIS MÉDICOS