água durante as refeições é ruim para a digestão?

Beber água durante as refeições é ruim para a digestão?

Alimentação,

É bastante possível que você já tenha bebido um copo de água durante uma refeição e acabou ouvindo de um amigo bem-intencionado que esse hábito não é saudável. É comum ouvir que líquidos junto com a comida podem ser ruins para a digestão ou podem inchar o estômago. Hoje vamos dar uma olhada de maneira científica para esta questão.

Como a digestão acontece

Primeiro, é bom saber como a digestão acontece. Ela começa na sua boca, quando você mastiga e quebra a comida ao mesmo tempo que suas glândulas salivares secretam “sucos”. Esses sucos contêm enzimas que cobrem a comida e começam a quebrá-la. Eles também amolecem a comida para facilitar o transito no esôfago.

Chegando ao estômago, a comida estimula os sucos gástricos ácidos. Esses sucos contêm enzimas que se ligam à comida e iniciam o processo de quebra em componentes menores. Isso produz algo parecido com uma pasta grossa, chamada quimo, que então entra no intestino delgado.

Na primeira parte do intestino, o quimo é misturado com outras enzimas secretadas pelo pâncreas e pela bile feita no fígado. Estes componentes dividem a comida em partes ainda menores, que são absorvidas pela corrente sanguínea através da parede do intestino delgado. Tudo o que não é absorvido viaja para o cólon e é eventualmente excretado.

A água prejudica o processo?

A crença comum é de que a água “dilui” os sucos gástricos, mas ela simplesmente não é verdadeira. Como confirmado pela Dra. Deborah Proctor, diretora da Associação Americana de Gastroenterologia, “mesmo se você tiver um estômago cheio de água, isso não interferiria na digestão dos alimentos”. As enzimas ainda quebram a comida porque elas “aderem a partículas de alimentos, independentemente da presença de água”.

E também não é verdade que a água dilui o ambiente ácido do estômago. Seu estômago pode momentaneamente ser menos ácido se houver muita água presente, mas rapidamente produzirá tanto ácido quanto for necessário. O estômago é projetado para fazer isso. “Se você precisar de mais, seu corpo vai conseguir”, afirma a doutora Proctor.

No fundo, a água pode ajudar a digestão

A verdade é que a água pode ajudar todo o processo digestivo. Primeiro na boca, a água (ou outro líquido) amaciará a comida e facilitará o desmembramento e descida pelo esôfago. Então, em seu estômago, se a comida estiver totalmente seca, seu estômago vai secretar mais água nos sucos gástricos porque as enzimas precisam de água para funcionar bem.

Outros benefícios da água com as refeições

Se você está tentando perder peso, a água vai temporariamente (e sem calorias) deixar você mais saciado, então você pode comer menos. Para evitar o inchaço, beba água ou outros líquidos aos poucos em vez de engolir em goles maiores.

Em segundo lugar, a água potável ajuda a comida digestiva a descer pelo intestino e a prevenir a constipação. Além disso, muitas pessoas passam grande parte do dia desidratadas, e beber água nas refeições é uma boa maneira de corrigir isso.

Um cuidado

Se você tiver refluxo, beber água com as refeições podeaumentar a pressão no estômago, empurrando parte do conteúdo do estômago para o esôfago. Mas, para a maioria das pessoas, isso não é uma preocupação, e especialmente se você beber a água lentamente, você não deve sofrer esse efeito.

O que dizer ao seu amigo bem-intencionado

Você pode explicar desta forma (assumindo que ele concorde que um smoothie é um alimento saudável): pergunte se ele acha que seu estômago consegue saber a diferença quando você toma um smoothie de quando você come frutas junto com alguns líquidos. Isso não acontece, e é provável que qualquer líquido que você ingira ajudará seu organismo em vez de causar danos. Lembre-se que é sempre melhor beber água.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como o café ajuda a proteger seu cérebro

Como melhorar seu microbioma interno

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Gastroenterologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS