Alimentos que podem melhorar ou piorar a artrite

Alimentos que podem melhorar ou piorar a artrite

Alimentação,

Existem vários tipos de artrite (como gotosa ou séptica), mas as formas mais comuns são osteoartrite e artrite reumatoide. Pessoas com esses dois tipos normalmente limitam suas atividades e tomam medicamentos para diminuir a dor e a inflamação. Mas existem alimentos que podem piorar ou melhorar esse quadro?

Não existe uma dieta específica que faça com que a artrite desapareça, mas para muitas pessoas, evitar certos alimentos e comer mais outros pode dar um alívio significativo, além de ajudar a diminuir o uso de medicamentos. De fato, alguns alimentos, como o azeite extra virgem, contêm componentes naturais semelhantes aos medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno.

Alimentos que ajudam a amenizar a artrite reumatoide

O destaque desta doença é a inflamação, e não o desgaste da osteoartrite. Para ajudar a diminuir a inflamação geral do corpo, recomenda-se o consumo dos alimentos listados a seguir:

Ácidos gordurosos de omega-3

Peixe gordo, como salmão, atum (fresco se puder), sardinha. Considere suplementos de ômega-3 se não comer peixe suficiente.

Azeite extra virgem

É um óleo mais caro, mas vale a pena. Contém oleocanthal, que diminui os danos causados ​​pelas enzimas COX (semelhantes ao ibuprofeno).

Chá verde

Melhor do que chás pretos ou ervas, contém fortes flavonoides e antioxidantes anti-inflamatórios.

Alimentos ricos em fibras

Como aveia, arroz integral, feijão, lentilha e quinoa.

Outros: Alho, gengibre, brócolis, nozes, frutas vermelhas e chia.

Alimentos que devem ser evitados por quem tem artrite reumatoide

Os alimentos a seguir tendem a aumentar a inflamação no corpo, por isso, devem ser evitados porque tem artrite reumatoide:

Açúcar;

Gorduras saturadas e trans;

Excesso de ácidos graxos ômega-6 (encontrado na maioria dos óleos como milho, cártamo, girassol);

Carboidratos refinados (pão branco, arroz branco);

Álcool em excesso;

Alimentos fritos e produtos finais de glicação avançada (especialmente alimentos cozidos demais ou que ficam escuros por assarem demais, como em churrascos);

Algumas pessoas podem ter problemas com a classe de legumes chamada “nightshade” (tomate, pimentão, batata branca, berinjela). Você pode tentar eliminá-los por algumas semanas, para ver se ajuda.

Alimentos que ajudam a amenizar a osteoartrite

Essa artrite é agravada pelo excesso de peso, o que aumenta a pressão e os danos causados ​​pelas articulações. Portanto, é importante manter o peso sob controle – é ideal uma dieta mais mediterrânea ou baseada em plantas. Além disso, alguns alimentos específicos que podem ajudar incluem:

Brócolis e repolho

Alho, cebola, alho-poró

Leite (se você não for intolerante aos laticínios, é possível tentar e avaliar se ajuda em seu caso)

Alimentos que devem ser evitados por quem tem osteoartrite

O principal objetivo aqui é manter o peso sob controle, evitando o açúcar, as gorduras saturadas e trans e os carboidratos refinados, como o pão branco.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Precauções relativas aos medicamentos para a dor da artrite

Suplementos ajudam contra a dor da artrite do joelho?

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Reumatologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS