Mais Saúde

Novas tecnologias podem evitar acidentes de trânsito?

No Brasil, sabemos que muitos acidentes graves de carro incluem álcool e direção. Especialistas esperam que, algum dia, a auto-condução de carros possa reduzir radicalmente o número de mortes no trânsito. Essa tecnologia, no entanto, ainda levará muitos anos para se tornar comum. Enquanto isso, aplicativos presentes em nosso dia a dia têm servido como aliados na prevenção de acidentes.

Vários estudos mostram uma redução significativa no número de acidentes fatais relacionados à condução sob embriagues depois do lançamento de aplicativos como Uber. A própria empresa Uber publicou um relatório em 2015 alegando que, ao menos nos EUA, acidentes relacionados ao álcool diminuíram em certas áreas de 6% a 10%.

A Uber patrocinou o estudo, que elogiou sua empresa, então talvez não devêssemos acreditar nos resultados. Mas vários outros estudos chegaram à mesma conclusão.

Um estudo recente da Universidade da Cidade de Nova York examinou o número de acidentes relacionados ao álcool no município, onde o serviço tem sido popular desde 2011. Os pesquisadores compararam dados de acidentes de Nova York com outras áreas sem o serviço. Os resultados mostraram uma redução de 25% a 35% nos acidentes de carro relacionados ao álcool nas áreas que o aplicativo operava.

No outro extremo, um estudo publicado no ano passado no American Journal of Epidemiology não encontrou queda significativa nos acidentes. Os pesquisadores observaram que, embora usar Uber faça sentido se você está bebendo e dirigindo, muitas pessoas bêbadas não fazem escolhas racionais.

O que você pode fazer

Raramente endossamos produtos ou serviços específicos, mas a tragédia de mortes por condução embriagada no Brasil é tão grande que pensamos que qualquer motorista deva considerar esta alternativa. Já que existe a chance de não fazer escolhas racionais sob o efeito de álcool, precisamos pensar sobre isso antes de começar a beber. A escolha é importante tanto para si mesmo quanto para os membros de sua família.

Você está indo para uma festa ou um balada onde vai beber? Se você não tiver um “motorista da rodada”, considere chamar um Uber ou um serviço similar. Estes serviços são tipicamente muito mais baratos que um táxi, e ainda menos caro se você dividir a despesa com outros passageiros.

Seja um anfitrião responsável

Se você está promovendo uma festa com bebidas alcoólicas, você pode sugerir um serviço de condução para seus convidados junto com o convite. E ainda que você use um serviço de condução, não esqueça do cinto de segurança, mesmo no banco de trás.

Nunca entre em um carro com um motorista bêbado. Pegue suas chaves e chame um Uber ou táxi. Além de ser muito mais seguro, isso reduz o risco de complicações legais graves.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Diagnóstico preciso: médicos x computadores

As pulseiras de monitoramento ajudam a melhorar a saúde?

Novas tecnologias podem evitar acidentes de trânsito? was last modified: maio 9th, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês