gene homem

Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia 2011

O Comitê do Prêmio Nobel anunciou hoje, os vencedores da categoria Fisiologia ou Medicina 2011. Desde 1901, o Prêmio Nobel vem honrando homens e mulheres de todos os cantos do globo em virtude de suas realizações em diferentes áreas como: física, química, literatura, trabalho pela paz, e claro medicina ou fisiologia.

Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2011

Neste ano o prêmio Nobel de Medicina 2011 será dividido em duas partes. Uma metade irá para Bruce A. Beutler e Jules A. Hoffmann pelas suas descobertas sobre a ativação da imunidade inata e a outra metade para Ralph M. Steinman pela descoberta da célula dendrítica e seu papel na imunidade adaptativa.

Este ano o Prêmio Nobel os laureados do prêmio, revolucionaram nossa compreensão do sistema imunológico, descobrindo princípios-chave para sua ativação. Os cientistas há muito tempo vem procurando os guardiões da resposta imune, pela qual o homem e outros animais se defendem contra o ataque de bactérias e outros microorganismos. Bruce Beutler e Jules Hoffmann descobriram proteínas receptoras que podem reconhecer tais microrganismos e ativar a imunidade inata, o primeiro passo na resposta imune do organismo.

Já o cientista Ralph Steinman descobriu as células dendríticas do sistema imunológico e sua capacidade para ativar e regular a imunidade adaptativa, a fase posterior da resposta imune, na qual os microorganismos são eliminado do organismo.

As descobertas dos três ganhadores do Prêmio Nobel revelaram como as fases inata e adaptativa da resposta imune são ativadas e, assim, novas idéias em relação aos mecanismos da doença. Os dois trabalhos abriram novos caminhos para o desenvolvimento de prevenção e terapia contra infecções, câncer e doenças inflamatórias.

O prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina é um prémio atribuído anualmente pelo Instituto Karolinska, da Suécia.

Saiba Mais sobre os ganhadores:

Bruce A. Beutler nasceu em 1957 em Chicago, EUA. Ele recebeu seu MD pela Universidade de Chicago em 1981 e trabalhou como cientista na Universidade Rockefeller, em Nova York e na Universidade do Texas, em Dallas, onde descobriu o receptor LPS. Desde 2000 é professor de genética e imunologia do Scripps Research Institute, La Jolla, EUA.

Jules A. Hoffmann nasceu em Echternach, Luxemburgo em 1941. Estudou na Universidade de Estrasburgo, na França, onde obteve seu PhD em 1969. Após o pós-doutorado na Universidade de Marburg, na Alemanha, retornou a Estrasburgo, onde dirigiu laboratório de pesquisa entre 1974-2009. Ele também atuou como diretor do Instituto de Biologia Celular e Molecular em Estrasburgo e em 2007-2008 foi presidente da Academia Nacional de Ciência francesa.

Ralph M. Steinman nasceu em 1943 em Montreal, no Canadá, onde estudou biologia e química na Universidade McGill. Depois de estudar medicina na Harvard Medical School, em Boston, EUA, ele recebeu seu MD em 1968. Integra a Universidade Rockefeller, em Nova York desde 1970, onde atua como professor de imunologia desde 1988, e também é diretor do Centro de Imunologia e Doenças Imune.

Foto: nobelprize.org