Mais Saúde

OMS admite riscos de câncer por uso de celulares

O alerta da OMS, por enquanto, refere-se a tumores malignos de cérebro e do nervo auditivo. De acordo com a reportagem publicada dia 01/06, no Jornal Correio Braziliense, o documento significa uma mudança na postura da OMS, que, até o ano passado, considerava que não havia evidências para vincular o uso de celular ao risco de câncer.

Um estudo sobre o uso de celular no passado (até 2004) mostrou um aumento de 40% no risco para glioma (câncer no cérebro) nos usuários ‘pesados’, que usaram o aparelho mais de 30 minutos por dia ao longo de 10 anos.

De acordo com a chefe da área de câncer ocupacional e ambiental do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ubirani Otero, não há uma comprovação entre o uso de celular e o câncer cerebral, sendo também impossível definir um uso seguro do mesmo. Isso não impede, porém, que as pessoas procurem restringir a exposição ao mínimo necessário, utilizando com o celular de maneira parcimonia.

Além destas informações, outros pontos de grande relevância não foram abordados na reportagem. Atualmente 25% das crianças de até 9 anos, no Brasil, possuem um celular, além de vários outros produtos eletrônicos, como computadores e videogame. Exposto isto, qual seriam os riscos à saúde de tal criança, após 2 ou 3 décadas de exposição contínua à tantos aparelhos?! Outro ponto, é o fato dos aparelhos celulares conterem substâncias com longo ciclo de vida (como plástico e chips de zinco) e que necessitam de grande quantidade de energia para serem produzidas. No mínimo, seu descarte significa um grande desperdício de recursos naturais. Baterias contêm metais pesados (chumbo, cádmio, níquel) que podem causar danos ambientais e afetar a saúde de quem entra em contato com seus resíduos.

Por isso na hora de escolher um produto, é necessário pensar se realmente preciso do mesmo, ou é puro consumismo, e também é importante saber da Responsabilidade Estendida do Produtor (REP), pois tanto produtores como distribuidores tem uma responsabilidade sócio-ambiental, que inclui a responsabilidade pelo estágio pós-consumo do produto.

* Para ver a reportagem do Correio Braziliense: CLIQUE AQUI

* Para saber mais sobre a REP: CLIQUE AQUI

 

OMS admite riscos de câncer por uso de celulares was last modified: janeiro 22nd, 2012 by