tablet medico

O futuro dos prontuários médicos e o resultado da última enquete

Muito provavelmente, nos próximos dez anos, a maioria dos médicos brasileiros vão deixar de manter os prontuários de seus pacientes no papel e mudarão para um sistema eletrônico. No Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), os médicos acessam o histórico do paciente, sua história, exames, testes de laboratório e diagnóstico diretamente de um computador desktop ou tablet.

tablet medico

Para o médico, o prontuário de papel seguirá o mesmo caminho da fotografia, isto é, será tão raro quanto uma câmera de filme.

Nos EUA, os registros eletrônicos já se tornaram um fenômeno comum, mas só nos últimos 4 anos. Em 2008, apenas 9% dos hospitais e 17 % médicos estavam usando um sistema PEP avançado. Já em 2012, mais de 50% dos médicos e 80% dos hospitais usavam um PEP avançado.

Os PEP são promovidos como uma espécie caminho para a medicina se tornar mais eficiente e permitir uma melhor partilha de informação do paciente entre médicos e hospitais, além de outros benefícios.

Mas será que os médicos que adotaram o PEP estão felizes com os seus sistemas? Um estudo encomendado pela Associação Médica Americana, no ano passado, e realizado pela Rand Corporation, encontrou um alto grau de insatisfação.

A pesquisa mostrou que os médicos perceberam a importância do PEP, porém, a maioria sentiu que seus sistemas atuais são insatisfatórios. Eles relataram que o sistema não era fácil de usar diante dos pacientes, que não gostaram do formato, reclamaram que levaram muito tempo para usar e que o PEP parecia interferir em sua interação pessoal com os pacientes.

Imagine que você está conversando com seu médico e, ao invés de ele olhar para você, está voltado para a tela de um computador e digitando dados no seu PEP. Essa suposição leva-nos à nova enquete do Mais Saúde:

Você já viu o seu médico usando um prontuário eletrônico? Se sim, qual é a sua opinião?

1) Sim, eu o vi usá-lo e eu gostei

2) Sim, eu o vi usá-lo, mas parecia interferir em minha interação com o meu médico

3) Não, eu não o vi usá-lo ou não tenho certeza

Deixe sua opinião. A enquete está disponível na coluna à direita da página.

Agora, os resultados do último questionário.

O que você acha mais interessante ao analisar o perfil de um médico? (permite mais de uma resposta)

13%— Onde ele se formou (escola médica).

19%— Foco da prática.

38%— Se ele se mantém atualizado, participando de cursos e congressos.

31%— Se ele é recomendado por pacientes.

Pacientes em potenciais estão muito mais interessados em saber se um médico se mantém atualizado e se é recomendado por pacientes.

A ProcuraMed.com dispõe de uma lista de médicos recomendados por visitantes do site do passado. Você pode olhar essa lista quando for procurar por um novo médico. Nós temos mais de 5.300 médicos recomendados em todo o Brasil – e esse número cresce a cada dia.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

 

 

Esta postagem também está disponível em: Inglês