diagnóstico preciso: médicos x computadores

Diagnóstico preciso: médicos X computadores

A partir da descrição de sintomas, quem consegue ser mais certeiro no diagnóstico: médicos ou computadores?

A resposta para essa questão foi o que guiou a pesquisa Comparação entre médico e computador na precisão de diagnóstico, publicada no Journal of American Medical Association e realizada por pesquisadores americanos de Boston e Washington.

Embora ainda não sejam muito recorrentes no Brasil, há sites que se tornaram muito populares nos EUA. Neles, você digita seus sintomas e envia para um sistema que lhe responde com alguns possíveis diagnósticos.

Os pesquisadores analisaram 23 sites criados com esse objetivo. Cada site recebeu 45 diferentes situações clínicas. Para cada situação, os 3 principais diagnósticos gerados pelo computador foram anotados.

As mesmas situações clínicas foram dadas a médicos altamente treinados, que também deveriam chegar a 3 principais diagnósticos. Cada um dos 45 casos clínicos foi analisado por, pelo menos, 20 médicos diferentes.

Médicos são melhores para dar diagnóstico que computadores

Os resultados da pesquisa apontaram que os médicos chegaram ao diagnóstico absolutamente correto, indicado como o principal a partir dos sintomas, em 72% dos casos. Os programas de computador, em média, obtiveram o diagnóstico correto em apenas 34% dos casos.

A pesquisa também mostrou que, em 84% dos casos, o diagnóstico correto estava entre um dos três mais prováveis indicados pelos médicos a partir dos sintomas. Comparativamente, os programas de computadores elencaram o sintoma correto entre as três possibilidades indicadas em apenas 51% dos casos.

Obviamente, médicos não são perfeitos em indicar o diagnóstico exato na primeira tentativa. Entretanto, é importante destacar que a pesquisa não envolveu qualquer exame físico ou conversa com pacientes – o que poderia levar a um resultado ainda melhor, de até 85% de acertos.

A conclusão do estudo é que, ao menos por enquanto, os médicos são os mais indicados no diagnóstico preciso para doenças e problemas de saúde. Certamente os algoritmos e programas de computador passarão por aperfeiçoamento ao longo dos anos, mas jamais serão capazes de tocar o paciente ou realizar exames físicos.

Embora muitos diagnósticos estejam disponíveis na internet, acreditamos que a tecnologia pode ser aliada da saúde. Mas, quando se trata de diagnóstico, a melhor forma de usar a internet é para procurar os melhores profissionais para suas necessidades. E é isso que oferecemos na ProcuraMed.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como pacientes e cidadãos podem usar a ProcuraMed

Médicos: É preciso pagar para estar na Internet?

Esta postagem também está disponível em: Inglês