auto monitorar sua pressão arterial em casa

Como auto monitorar sua pressão arterial em casa

Se você tem pressão arterial alta ou talvez queira verificar sua pressão para ver se ela está normal, é possível fazer em casa. Estudos recentes, incluindo um publicado na revista médica britânica Lancet, mostraram vantagens para as pessoas que verificam sua pressão em casa.

“Hipertensão de casaco branco”

Algumas pessoas, quando têm a pressão arterial tomadas por um médico ou enfermeiro em uma clínica, ficam ansiosas e apresentam uma condição chamada de “hipertensão do casaco branco”. Sua pressão arterial é elevada quando estão no consultório do médico, mas, fora disso, sua pressão é normal. Se isso acontece com você, verificar sua pressão arterial em casa é uma ótima ideia. Isso pode evitar que você tome medicação de pressão sem necessidade.

Vantagens do monitoramento doméstico

Além de poupar você de um tratamento que não precisa, o monitoramento em casa é bom se você estiver preocupado com pressão alta. Se você tem um histórico familiar, ou se suas leituras costumam ser limítrofes altas quando você vai ao médico, verificar a pressão em casa todas as semanas é uma boa iniciativa.

Se você toma medicação para a pressão, você pode ver se o seu tratamento a mantém sob controle. Se você está tentando diminuir a pressão arterial com mais exercícios e uma dieta melhor, você pode ver se está respondendo.

Dicas sobre como monitorar em casa

Compre uma máquina de qualidade e que seja utilizada na parte superior do braço. A marca do monitor doméstico usado no estudo Lancet foi a Omro, também vendida no Brasil. Pergunte ao seu farmacêutico por esta marca ou outra de qualidade.

Existem máquinas que medem sua pressão em seu braço inferior ou pulso, mas estas não são tão precisas. Compre uma que tenha um manguito que se encaixa no seu braço superior e infla-se automaticamente. Uma máquina como esta pode custar até $ R150,00, mas pode fazer você poupar dinheiro no longo prazo.

Valide a máquina

Quando você compra a máquina, você deve validar sua precisão. Isso pode ser feito verificando sua pressão em uma máquina validada no consultório ou farmácia, e comparando com a máquina que você comprou. Revalidar a máquina uma vez por ano é uma boa ideia. Peça ao seu farmacêutico, médico ou enfermeiro que veja se você está usando a máquina corretamente.

Quando não verificar sua pressão

Estes não são bons momentos para verificar a sua pressão: logo após as refeições, logo após o despertar, com uma bexiga cheia ou logo após o exercício. Nessas ocasiões, sua pressão pode apontar medição artificialmente elevada.

Melhor hora para verificar sua pressão

Quando você está sozinho, quieto e sem falar com os outros é a melhor hora para verificar. Sua pressão geralmente é mais alta na parte da manhã, então é melhor verificar em casa pela manhã e à noite, e obter uma leitura média.

Posição adequada importante

É melhor enquanto você está sentado confortavelmente em uma cadeira, com as costas apoiadas, ambos os pés no chão (pernas sem cruzar). Seu braço deve estar no nível do seu coração. Coloque o manguito em contato direto com sua pele, e não sobre roupas. E, não tome a sua pressão logo que se sentar. Aguarde cerca de 5 minutos para relaxar e tente acalmar-se quando você mede a pressão.

Repita a leitura

O melhor é repetir a leitura uma ou duas vezes, aguardando de um a três minutos entre as leituras. Uma média de várias leituras dará um resultado mais preciso.

Mantenha seu médico informado

Anote (ou use um aplicativo móvel para gravar) seus resultados para mostrar ou enviar ao seu médico. Se os seus resultados forem consistentemente elevados, consulte o seu médico antes da sua visita agendada.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

O melhor exercício para baixar a pressão arterial

O que tem mais efeito sobre a pressão arterial: sal ou açúcar?

Esta postagem também está disponível em: Inglês