Mais Saúde

Mulher identifica com mais precisão a orientação sexual de um homem

Celebrando o Dia da Independência e semana da Diversidade em Florianópolis, estamos re-publicando um artigo postado originalmente no Mais Saúde em 24/06/11. Texto apenas em Português.

Se você quer saber a orientação sexual de um homem, pergunte às mulheres! Um novo estudo realizado por psicólogos da Universidade de Toronto e da Universidade de Tufts, publicado na revista Psychological Science, mostra que uma mulher pode identificar com mais precisão a orientação sexual de um homem ao olhar para seu rosto quando ela está mais próxima de sua ovulação. Além disso, ter pensamentos românticos ou uma meta de acasalamento aumenta a capacidade da mulher para discriminar entre homens hetero e homossexuais.

“Este efeito não é aparente quando uma mulher está julgando orientação de outra mulher”, disse o professor Nicholas Rule, autor do estudo. “Isto sugere que a fertilidade influência uma atenção heterossexual da mulher para parceiros em potencial, mais do que meramente aumentar a sensibilidade à orientação sexual ou sinais não-verbais mais gerais.”

No primeiro dos três experimentos, 40 mulheres universitárias julgaram a orientação sexual de 80 imagens de rostos de homens. Deste total, 40 eram imagens de homens que se auto-declararam gays, enquanto os outros 40 eram de homens heterossexuais. Os homens não diferiam em expressão emocional ou atratividade, sendo incentivado que as participantes do sexo feminino usassem sua intuição na tomada das decisões. Além disso, as mulheres relataram o período de tempo desde o seu último ciclo menstrual e a sua duração média, sendo que as mesmas não estavam usando nenhuma medicação sistêmica contraceptiva. Os pesquisadores correlacionaram a precisão dos participantes no julgamento de orientação sexual, com o ponto em que as mulheres estavam em seu ciclo de fertilidade, e descobriram que as mulheres que apresentavam um julgamento mais preciso, eram aquelas que estavam mais próximas ao pico da ovulacional.

O segundo experimento apresentou 34 mulheres que viam uma série de rostos feminino similares, dos quais 100 eram auto-identificavam lésbicas enquanto outras 100 eram heterossexuais. Já neste caso não foi encontrada nenhuma correlação como no primeiro experimento. Juntas, essas descobertas sugerem que a precisão das mulheres, pode variar ao longo do ciclo de fertilidade, e que saber a orientação sexual dos homens é de maior relevância para a concepção, portanto, de maior importância para as mulheres estão mais próximos à ovulação.

Os pesquisadores testaram esta hipótese, com um terceiro experimento, em que os participantes do sexo feminino foram preparadas com o objetivo de acasalamento, a fim de manipular a relevância reprodutiva. Tal preparação foi feita com metade dos 40 participantes, onde elas foram convidadas a ler uma história que descreve um encontro romântico, enquanto a outra metade não fez, antes de executar as mesmas tarefas nos dois estudos anteriores. Os pesquisadores  descobriram que as mulheres preparadas com uma meta de acasalamento, foram significativamente mais precisas em seus julgamentos do que as mulheres que não eram,  o que implica dizer que, induzir pensamentos românticos ou relacionados ao acasalamento, melhora a precisão na identificação da orientação sexual dos homens.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Veja também na ProcuraMed:

*Homofobia tende a ser maior entre pessoas que têm atração pelo mesmo mesmo sexo

Mulher identifica com mais precisão a orientação sexual de um homem was last modified: junho 17th, 2016 by