exercício pode diminuir desejo masculino

Muito exercício pode diminuir a desejo masculino

Um estudo publicado neste mês em Medicina e Ciência em Esportes e Exercício mostrou que homens que se exercitam muito vigorosamente, ou por períodos prolongados, podem ter uma libido significativamente menor do que os que se exercitam menos.

Esse fenômeno tem sido estudado extensivamente em mulheres, mas, até agora, pouco se sabe sobre homens que exercitam demais. Entre as mulheres, o excesso de exercícios pode levar a irregularidades menstruais e à diminuição da fertilidade e da libido.

Entre os homens, sabe-se que os sedentários que iniciam um programa de exercícios sentem-se melhor sobre si mesmos e aumentam a libido com melhor desempenho sexual. Isso é ótimo, mas observe que no artigo de hoje estamos falando sobre homens que se exercitam em excesso.

Estudo do exercício e da libido masculina

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (Chapel Hill, EUA) acompanharam 1.077 voluntários, todos homens saudáveis que já praticavam exercícios. Por meio de questionários, eles foram divididos em três grupos: os que se exercitavam em intensidades leve, média e pesada. Os pesquisadores então correlacionaram o nível de exercício com o interesse por sexo, também relatado no questionário.

As descobertas foram que os homens que se exercitavam leve ou moderadamente tiveram uma libido masculina significativamente melhor do que os que exercitavam muito.

Por que o excesso de exercícios diminui a libido masculina?

A razão que pela qual o excesso de exercícios parece afetar negativamente o desejo sexual de um homem ainda não é certa, mas os pesquisadores têm duas teorias. Primeiro, que o exercício intenso poderia estar diminuindo ou mudando o equilíbrio dos hormônios sexuais. A segunda é que muito exercício poderia deixar os homens fatigados demais, física e mentalmente, para fazer ou pensar muito em sexo. E também poderia ser uma combinação de ambos os fatores. Os pesquisadores da Carolina do Norte estão planejando mais estudos para descobrir.

A fertilidade pode ser afetada?

Quando a mulher apresenta problemas de fertilidade, muitas vezes ela é questionada sobre a quantidade de exercícios que pratica. Este estudo sugere que o parceiro masculino também deve ser questionado.

O que fazer?

A questão é: Como posso saber se estou me exercitando demais e se isso está afetando minha libido? Cada pessoa é diferente, então, a única maneira de saber se a quantidade de exercícios que você faz realmente afeta sua libido é testar por você mesmo. Experimente diminuir a intensidade e/ou o tempo que você se dedica ao exercício. Faça o teste e analise se sua libido melhora ao longo dos meses.

Este estudo não prova que muito exercício realmente causa a libido reduzida. O estudo mostra apenas que o exercício extenuante e a diminuição da libido estão ligados. Mesmo sem prova científica, os homens (ou seus parceiros e parceiras) que estão preocupados com a sua libido e que se exercitam muito devem considerar um período de menor exercício para ver se isso ajuda.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

5 curiosidades sobre sexo na meia-idade

A testosterona aumenta em homens que emagrecem

Esta postagem também está disponível em: Inglês