condom carnaval

Maneiras mais seguras de fazer sexo no Carnaval

O carnaval está prestes a começar e nós, do Mais Saúde, queremos que você tenha dias divertidos de folia e com saúde. Por isso, publicamos hoje algumas ideias sobre como praticar sexo seguro ou, ainda, mais seguro. Mesmo que se considere um usuário experiente do preservativo, podem existir alguns truques que você não conheça: uma leve mudança no manuseio , mesmo pequena, pode impedir que a camisinha estoure, por exemplo.

condom carnaval

Sexo seguro inclui uma série de práticas, tais como: a limitação do número de parceiros sexuais, conhecimento sobre o status do HIV do parceiro, se ele possui um risco em potencial de infecção por DST (doenças sexualmente transmissíveis) e cuidados para evitar relações desprotegidas sob a influência de drogas ou álcool. Lembre-se: a pedra fundamental do sexo seguro é evitar a troca de fluidos.

Os preservativos são o principal aliado no impedimento à troca de fluidos, mas não são perfeitos, nem infalíveis. Às vezes, eles falham. Pesquisas com estudantes universitários sexualmente ativos têm mostrado que cerca de 30% deles relatam que, pelo menos, um preservativo rasgou nos últimos meses.

A maioria dessas ocorrências, no entanto, são rupturas provocadas por erro humano no manuseio, e não por defeito do preservativo. Portanto, aqui estão algumas dicas:

1. Use apenas um.

Algumas pessoas pensam que se um preservativo é bom, dois é melhor. Mas o verdadeiro é o oposto: usar dois preservativos é mais arriscado! Se forem usadas ​​duas camisinhas, há maior propensão de rasgarem por causa do atrito entre elas. Utilize apenas um preservativo por vez e não tente reutilizá-lo ainda que parcialmente usado. Use um preservativo novo a cada nova relação.

2. Aperte a ponta.

Quando o preservativo passar sobre a ponta do pênis, esprema o último centímetro da ponta do preservativo (a extremidade do reservatório) entre os dedos para prender o ar e deixe-a ligeiramente solta. Desta forma, o reservatório terá espaço para acomodar os fluidos da ejaculação.

3. Lubrificante suficiente.

Muitos homens se sentem mais confortáveis ​​ao colocar uma gota ou duas de lubrificante no interior do preservativo antes de inseri-lo. O mais importante é a lubrificação abundante do lado de fora. Se optar pelo sexo anal, é preciso adicionar o produto em quantidade suficiente para que o pênis deslize facilmente, pois o ânus não possui lubrificação. Compre o lubrificante mais adequado para você, mantenha-o por perto e acrescente mais conforme necessário. Use lubrificantes à base de água (não use à base de óleo)! Muitas pessoas acreditam que os novos lubrificantes, à base de silicone, são de qualidade superior aos outros. Então, vale a pena o gasto extra.

4. Abrir e armazenar.

Sempre verifique a data de validade. Armazenar um preservativo no carro ou na  carteira não são recomendados. Deixar o preservativo em qualquer lugar quente (como dentro de um carro) enfraquece a borracha e guardá-lo na carteira pode danificar a embalagem ou a camisinha em si.

Faça o “teste do travesseiro” antes de abrir o pacote: aperte-o para ter certeza de que ainda há um pouco de ar no interior da embalagem, assim, você saberá se o produto está intacto. Ao abrir o pacote, use os dedos – e não os dentes ou qualquer outra coisa afiada. Certifique-se da direção correta ao desenrolar o preservativo. Se for de dentro para fora, sopre para dar a volta. Por fim, retire o preservativo logo após a ejaculação e segure a base firmemente para evitar qualquer derramamento.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Avoiding Condom Breakage (in English)

Camisinha masculina (aids.gov.br)

 

Leia também na ProcuraMed:

 *Os Benefícios do Sexo

*DIU é o melhor método contraceptivo de emergência

Esta postagem também está disponível em: Inglês