Mais Saúde

Malhar antes do sexo pode diminuir os efeitos colaterais de antidepressivos

Pesquisadores da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos descobriram o que parece ser a solução para as pessoas que tomam antidepressivos e sentem a vida sexual ser prejudicada. Segundo estudo, fazer exercícios pouco tempo antes da relação sexual pode melhorar  significativamente os resultados.

O estudo foi publicado na edição de novembro do Journal of Depression and Anxiety. Participaram 52 mulheres que relatavam efeitos colaterais sexuais causados por antidepressivos, em especial diminuição da libido e dificuldades em atingir o orgasmo. Todas foram convidadas a fazer 30 minutos de exercícios aeróbicos e de musculação de intensidade moderada três vezes por semana. Metade das mulheres se exercitou em horários esporádicos, enquanto a outra metade fez atividade física até uma hora antes do sexo. Os resultados foram surpreendentes.

Todas as mulheres relataram melhora na qualidade do sexo e/ou na masturbação. Mas, entre as mulheres que fizeram exercícios até uma hora antes da relação, os resultados foram além: os orgasmos foram melhorados, assim como aumentou o desejo sexual e o funcionamento sexual global descrito pelas participantes foi mais satisfatório.

A pesquisa pode ser um alívio frente ao aumento constante nos níveis de prescrição de antidepressivos na população. Nos Estados Unidos, esta medicação é a terceira mais comum entre os pacientes e teve crescimento de mais de 400% no consumo nos últimos 20 anos, em especial entre as mulheres.

A atividade física também pode ser uma saída para o sucesso dos tratamentos, já que de 30% a 60% dos pacientes que fazem uso de antidepressivos afirmam sofrer com efeitos colaterais sexuais em algum estágio do tratamento. Além disso, a diminuição da libido, a incapacidade de atingir o orgasmo e a dificuldade de ereção estão entre os efeitos colaterais mais comuns causados por antidepressivos.

Embora o estudo realizado em Austin tenha envolvido apenas mulheres, os efeitos positivos também podem ser percebidos por homens. Em geral, os antidepressivos possuem substâncias que afetam o sistema nervoso simpático e fazem com que o fluxo de sangue diminua na região genial. Com a atividade física, o fluxo de sangue é estimulado em todo o corpo, inclusive nos órgãos genitais.

Então, se você está com receio de seguir a prescrição médica de uso de antidepressivos por causa dos efeitos colaterais sexuais, esta poderia ser uma solução simples. Fale sempre com seu médico, de preferência um psiquiatra, para o seu tratamento. E inclua atividades físicas em sua rotina. É uma solução mais fácil e barata, e que só irá trazer benefícios à sua saúde — física, metal e sexual.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Veja também na ProcuraMed:

Sexo e exercício: duas grandes conclusões

Sexo frequente rejuvenesce

.

 

Malhar antes do sexo pode diminuir os efeitos colaterais de antidepressivos was last modified: junho 15th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês