torcedor-futebol

Como a derrota de um time pode afetar o desejo sexual

Você já reparou que, quando nosso time favorito perde, perdemos também nosso apetite sexual? Em maior ou menor escala, de acordo com o envolvimento do torcedor e a paixão pelo time, o fato é que o desinteresse não é apenas psicológico: há evidências físicas que explicam esse fenômeno.

torcedor-futebol

Pode ser difícil de se acreditar, mas a conexão entre corpo e mente é tão forte que pode afetar os níveis hormonais de nosso corpo. E os efeitos podem ser ainda maiores conforme a importância da competição. Ou seja, se depois da derrota histórica do Brasil na última terça-feira seu desejo sexual despencou, a explicação pode estar nos níveis de testosterona afetados por sua paixão pelo time e pela vergonha de se perder em casa.

A relação entre paixão pelo futebol e testosterona já havia sido estudada durante a Copa de 1994. O estudo, publicado em Fisiologia e Comportamento, envolveu 26 estudantes que cursavam universidade nos Estados Unidos durante aquele mundial. Foram medidos os níveis de testosterona salivar, que espelham os níveis do sangue, antes e depois da final que deu ao Brasil a quarta estrela na camisa.

Dos voluntários, 12 eram de ascendência brasileira e 14 de italiana, e todos assistiram ao jogo e às cobranças de pênaltis pela televisão. Depois do pênalti perdido de Roberto Baggio, os níveis de testosterona aumentaram em 20% entre os voluntários brasileiros. A derrota na final fez com que os níveis de testosterona caíssem também em 20% entre os italianos.

Resultado parecido foi percebido em atletas de outras modalidades, como artes marciais, tênis e luta livre, e também entre os competidores de esportes que exigem mais raciocínio que habilidades físicas, como o xadrez. Todos os jogadores pesquisados tiveram os níveis de testosterona aumentados após as vitórias.

Mas nem tudo está perdido. Embora a derrota possa diminuir os níveis de testosterona no organismo, há pesquisas que mostram que ser fã de um time é bom para a saúde mental. Homens e mulheres que se sentem ligados a uma equipe esportiva tendem a ter maior auto-estima e menores chances de se sentirem sozinhos.

Então, depois da derrota, o que nos resta é manter a paixão pelo time e continuar torcendo por suas vitórias. Para o bem da nossa mente e do nosso corpo.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

A testosterona aumenta em homens que emagrecem

Testosterona e a votação

 

Esta postagem também está disponível em: Inglês