como combater a disfunção erétil.

5 maneiras de combater o mal que todo homem tem medo

Hoje vamos falar sobre um problema comum em homens mais velhos e na meia-idade—a disfunção erétil. Estudos apontam maneiras de melhorar a situação sem o uso de medicamentos. Uma dessas formas está ligada diretamente à alimentação e ao estilo de vida – e foi apontada em estudo recém-publicado pela Harvard Medical School (EUA) e pela Universidade de EastAnglia (Reino Unido).

O estudo analisou a probabilidade de 50 mil homens desenvolverem disfunção erétil a partir das dietas e dos estilos de vida adotados. Os pesquisadores descobriram que homens com dietas ricas em antioxidantes, encontrados em altas concentrações em frutas coloridas, tiveram taxa significativamente menor de desenvolver o problema.

Quando as frutas vermelhas eram consumidas três vezes ou mais por semana, a chance de desenvolver problemas de ereção era 14% menor. Entre as frutas indicadas estão cerejas, mirtilos, amoras e frutas cítricas.

Os cientistas acreditam que o elevado teor de antioxidantes (chamado flavonas e antocianinas) encontrados nesses frutos eram os responsáveis pelos resultados.

Causas e reflexos em outros órgãos

Até bem pouco tempo atrás, acreditava-se que a maioria dos casos de disfunção erétil estivessem ligados a questões psicológicas, como estresse ou ansiedade. Atualmente, sabe-se que, pelo menos na meia-idade e em homens mais velhos, problemas de ereção geralmente são causados por problemas vasculares.

Uma boa ereção depende de uma boa quantidade de fluxo sanguíneo para o pênis. Por isso, se os vasos sanguíneos são estreitados devido a aterosclerose, pressão arterial elevada ou alterações diabéticas, o pênis não recebe sangue suficiente.

Muitas vezes, problemas de ereção podem indicar também a diminuição de fluxo sanguíneo em órgãos vitais, como coração ou rins. Os homens não costumam perceber quando há essa diminuição do fluxo, a não ser quando ela afeta a vida sexual. Nesses casos, a disfunção erétil serve de alerta de uma possível doença cardiovascular significativa.

Dicas como combater a disfunção erétil

Se você tem este problema ou quer evitar que ele se desenvolva, aqui vão algumas dicas:

  1. Coma frutas coloridas diariamente. Se quiser se sentir mais seguro, complemente a dieta com um multivitamínico, vitamina B12 e suplemento de óleo de peixe.
  1. Faça ao menos 30 minutos de exercício por dia.
  1. Mantenha o peso sob controle. Quanto maior a barriga, piores as condições dos vasos sanguíneos e, consequentemente, da qualidade da ereção. Homens com cintura tamanho 52 são 50% mais propensos a se queixar de disfunção erétil que homens com cintura 42.
  1. Controle a pressão arterial, o colesterol e os níveis de açúcar no sangue. Também evite fumar.
  1. Se você gostar, consuma diariamente um pedaço pequeno de chocolate escuro (60% cacau ou mais) e até 1 a 2 taças de vinho tinto. Mas não perca o limite: bebidas alcoólicas em excesso são famosas por prejudicar as ereções.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Barriguinha masculina pode trazer problema urinário e de ereção  

Pesquisa relaciona quantidade de sexo à felicidade

Esta postagem também está disponível em: Inglês