Mais Saúde

11 sintomas menos conhecidos da depressão

Alguns sintomas da depressão são bastante conhecidos e fáceis de se identificar. Mas há alguns, mais sutis, que podem passar despercebidos. Hoje, apresentamos 11 sintomas que não costumam ser rapidamente associados à depressão.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo. As pessoas deprimidas geralmente apresentam desempenho inferior em sua vida pessoal e no trabalho. A depressão também pode causar outras doenças físicas e deixar você mais propenso a acidentes e a não se curar de uma doença como faria normalmente.

A Dra. Lekeisha A. Sumner, professora do Departamento de Psiquiatria da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, afirma que “a depressão continua subdiagnosticada e subtraída, o que é triste, porque ela realmente afeta a qualidade de vida das pessoas”.

Sintomas menos óbvios que podem significar depressão

 1) As coisas que costumavam te deixar triste agora fazem você chorar

Você pode chorar mais facilmente em questões menores. Por exemplo, um filme que você já viu antes pode fazer você chorar agora.

2) Você se irrita com mais facilidade

Você pode acabar irritado por quase tudo e todos, e pode ficar bravo com algo que normalmente não o incomodaria.

3) Você não sente muito

Algumas pessoas deprimidas, ao invés de serem mais irritáveis, exibem emoções diminuídas. As coisas que no passado o deixariam feliz ou irritado, hoje fazem com que você não sinta absolutamente nada.

4) Você sofre de uma dor crônica

Especialmente se você tem dores de cabeça recorrentes, dores abdominais, dores musculares ou de articulação que pioram ou são mais frequentes.

 5) Faltam prazos

A depressão pode prejudicar sua memória, o que afeta o desempenho do seu trabalho. Você pode acabar perdendo prazos ou apenas ser mais lento em geral.

6) É mais difícil concentrar-se

É mais difícil se concentrar quando tenta completar suas tarefas.

7) Você está sempre cansado

Mesmo esforços físicos ou mentais leves podem fazer você se sentir exausto.

8) Seu discurso pode mudar um pouco

Como sua memória pode estar afetada, é possível que você não consiga se lembrar das palavras apropriadas quando você está construindo frases. E isso pode ser constante.

9) Coisas passaram a ser desinteressantes

Talvez uma novela ou uma série que você costumava adorar, agora já não lhe interessa mais. Sua vida parece chata e você pode perder o interesse em coisas que costumavam dar prazer.

10) É mais difícil tomar decisões

A depressão pode impedir você de agir e tomar decisões. Até mesmo onde pedir uma pizza pode ser uma tarefa muito difícil.

11) Você não quer estar em torno de pessoas

Você pode perder o interesse em se socializar. Você pode se preocupar que outros irão julgá-lo ou ver que você está para baixo, o que só aumenta seu isolamento e faz você se sentir pior.

Sobre este último ponto, especialmente os amigos podem notar se alguém está deprimido e já não quer se reunir ou manter contato. Se você perceber isso, ou qualquer dos outros sinais e sintomas em um amigo, tome uma atitude: em vez de evitá-lo, aproxime-se e pergunte o que está acontecendo. Ajude-o a obter ajuda.

E se você perceber esses sintomas em si mesmo, saiba que conversar com um terapeuta e / ou tomar medicamentos por um curto período de tempo pode ajudar você a sair de sua depressão e retornar para um funcionamento mais feliz e melhor.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como controlar ataques de pânico

OMS: principal causa mundial de doenças é a depressão

11 sintomas menos conhecidos da depressão was last modified: dezembro 1st, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês