Mais Saúde

Meditação para pessoas que não gostam de meditação

A meditação pode ser o hábito número um de saúde em que muitas pessoas dizem para si mesmas “É uma ótima ideia, é fantástico, eu definitivamente devo fazer isso”, mas poucos realmente fazem. Você estaria disposto a tentar a meditação se soubesse que ela requer apenas 3 minutos por dia?

Atenção: não comece a meditar só porque você acha que deveria. É melhor esperar e tentar quando você realmente quiser, para ver se ela pode ajudar você de alguma forma.

Nossas mentes são como a superfície do oceano: pensamentos vêm em ondas e às vezes há turbulência. A meditação leva você abaixo da superfície, em águas calmas, onde o seu cérebro pode descansar e desestressar. Ao mesmo tempo, exercita o cérebro a manter o foco em apenas uma coisa por mais de alguns segundos.

Na maioria das vezes, os nossos pensamentos deriva entre várias coisas quase simultaneamente: o passado e o futuro mais do que o agora. É irônico que, mesmo estando presente, normalmente não mantemos nosso pensamento no presente. Ficamos planejando o que vamos fazer ou o que deveríamos ter feito. Não estamos apreciando o que está acontecendo agora. Estamos geralmente em um estado que não é real, mas em outro momento.

A meditação treina para o agora. Isto não é fácil, já que a maioria de nós deixa nossa mente ir livre e sem um esforço para se concentrar. Nossos cérebros tornaram-se preguiçoso, e essa prática pode trazer alguma ordem.

Quando não exercitamos nossos corpos, rapidamente saímos de forma, até mesmo ficamos gordos, desinteressantes e sem saúde. O mesmo acontece com o cérebro. O cérebro, em especial quando é viciado em dispositivos digitais, tem dificuldade em se concentrar em apenas uma coisa. Provavelmente, isso pode tornar mais difícil para essa pessoa se concentrar em outra pessoa, um parceiro, uma criança, um pai.

A meditação tem sido descrita como “a próxima geração de exercício”. Você já exercita seu corpo. A meditação exerce a sua mente, que consegue ser, ao mesmo tempo, mais difícil e mais fácil do que exercitar o corpo. Queremos torná-la fácil para você.

Próximo artigo: a meditação de 3 minutos

Em nosso próximo post, vamos descrever como fazer essa prática em apenas 3 minutos. Mas se até lá você quiser ler como a meditação pode ajudar, confira alguns dos links abaixo.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Meditação é a última tendência corporativa para aumentar a produtividade

A meditação pode ajudar você a executar melhor as tarefas do seu dia

Meditação para pessoas que não gostam de meditação was last modified: maio 16th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês