insônia e estresse

Dicas para controlar o estresse noturno e a insônia

Em nosso último post, falamos sobre formas de lidar com a “insônia da manutenção do sono”. Esse tipo de insônia é aquela em a pessoa não tem problemas para pegar no sono, mas acorda em algum momento durante a noite e tem dificuldade para voltar a dormir.

O stress é um problema comum que contribui para todos os tipos de problemas de sono. Hoje falamos sobre duas técnicas simples que ajudam especificamente a diminuir o estresse à noite.

Prepare-se para o dia seguinte

Muitas pessoas com insônia da manutenção do sono acordam pensando nas coisas que precisam fazer no dia seguinte. Muitas vezes, temem que não vão conseguir fazer tudo, e essa preocupação as mantêm acordadas.

Uma maneira simples de evitar isso é, antes de dormir, fazer uma lista completa de todas as suas tarefas para o dia seguinte. Se você fizer uma boa lista antes de ir para a cama, é menos provável que você acorde pensando no que precisa fazer. E você terá certeza que todas as suas tarefas estão na sua lista.

Pense e escreva uma lista de gratidão

Fazer uma lista de gratidão é uma medida muito simples, mas que realmente funciona. Estudos têm sido feitos sobre o assunto, envolvendo tanto estudantes quanto adultos, de todas as idades. Os resultados mostram que manter um diário de gratidão ajuda as pessoas a adormecer mais rapidamente. Também ajuda que elas durmam por mais tempo e com menos momentos de vigília à noite.

Muitas pessoas têm problemas para voltar a dormir depois de acordar no meio da noite porque suas mentes estão cheias de pensamentos negativos. Elas esquecem das coisas boas e focam nos problemas que passaram ou possam vir a passar no dia seguinte.

Para tentar contrariar esta situação, quando você for para a cama, pense nas coisas boas que aconteceram durante o dia ou na semana. Pense nas coisas pelas quais você possa ser grato em sua vida.

Nessas horas, a melhor coisa é manter um caderno ao lado de sua cama. Todas as noites, antes de dormir, escreva em seu diário de gratidão. Se você não quiser escrever, pensar nessas coisas boas antes de dormir já pode ser de grande ajuda.

Terapia contra insônia

Pessoas com insônia que não é curada por medidas simples como as sugeridas provavelmente precisam recorrer a uma terapia profissional. A que dá resultados a longo prazo melhores em comparação ao uso de remédios é a “terapia comportamental cognitiva”. O ideal é que você busque por um psicólogo que tenha recebido treinamento especial em insônia.

Às vezes, apenas duas ou três sessões já surtem efeitos. Mas, em geral, a terapia pode envolver de 4 a12 de sessões de meia hora semanais. Existem programas on-line que têm demonstrado bons resultados, e são menos caros do que um terapeuta – mas, até agora, são disponíveis apenas em inglês.

Para saber mais sobre o assunto da insônia, verifique alguns outros posts que indicamos: sobre o porquê de as pílulas para dormir não serem uma excelente escolha, e sobre como ser exposto ao tipo errado de luz durante a noite pode prejudicar o seu sono.

Mas o que realmente gostaríamos de reforçar como uma boa dica é a lista de gratidão. Experimente! É grátis, sem efeitos colaterais, e você certamente irá se sentir melhor.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como resolver insônia no meio da noite

Como dormir melhor

Esta postagem também está disponível em: Inglês