Mais Saúde

Como resolver insônia no meio da noite

Nem toda insônia é igual. Há pessoas que não conseguem adormecer logo que deitam – em geral, quando estão excessivamente preocupadas ou ansiosas. Esse tipo de insônia é chamado de “insônia inicial”. Mas, no post de hoje, vamos dar atenção a um segundo tipo: a insônia de manutenção do sono.

Esse tipo de insônia acontece com muitas pessoas que não apresentam dificuldades de adormecer logo quando vão para a cama. No entanto, em algum momento durante a noite, elas acordam e não conseguem voltar a dormir. A “insônia de manutenção do sono” é mais comum em mulheres e tende a se tornar mais intenso à medida em que envelhecemos.

Causas externas comuns da insônia de manutenção do sono:

Causas internas comuns da insônia de manutenção do sono:

O estresse é um problema comum que contribui para qualquer tipo de insônia. Às vezes, apenas a preocupação com a perda de sono conduz a mais insônia.

Dicas para diminuir a insônia de manutenção do sono

1) Se você tiver um ou mais dos fatores internos e externos listados anteriormente, o primeiro passo é trata-los. Na dúvida, procure um médico. Exames de check-up podem encontrar problemas que você pode não estar ciente.

2) Algumas mudança de hábitos ajudar na qualidade do seu sono:

3) Evite cochilos durante o dia

Você pode ficar mais cansado durante o dia se você não dormiu bem na noite anterior, mas evite cochilos. Se você tirar uma soneca durante o dia, é possível que não fique com sono à noite – e isso irá piorar o problema de insônia. Mas, se for realmente necessário, ajuste um despertador e não cochile por mais de 20 minutos.

4) Faça algum exercício aeróbico todos os dias

Fazer exercícios ajuda a manter a saúde geral e deixa você com mais sono à noite.

5) Mantenha seu peso sob controle

Pessoas com sobrepeso são mais propensas a problemas de sono.

6) Se você acorda durante a noite e não consegue voltar a dormir dentro de 20 minutos, saia da cama e tente alguma atividade relaxante, como ler um livro. Volte para a cama quando você tiver retomado o sono.

Em nosso próximo post, vamos falar sobre duas técnicas que ajudam a diminuir a preocupação durante a sua noite, e sobre como um profissional de saúde mental pode ajudar a melhorar seu sono. Fique ligado.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Meditação para pessoas que não gostam de meditação

Como resolver insônia no meio da noite was last modified: setembro 22nd, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês