meditação mindfulness

Como fazer meditação em 3 minutos

Nosso último post introduziu ideias básicas que explicam como a meditação pode ser um bom exercício. Para que ela seja benéfica para seu corpo e sua mente, você só precisa de cerca de 3 minutos por dia. Você pode meditar pela quantidade de tempo que quiser, mas pesquisa mostra que 3 minutos por dia é suficiente para ajudar a seu cérebro.

A mediação trabalha com “mindfulness“. Mindfulness é uma pedra angular da meditação. Quando você medita, você está entrando em um estado de mindfulness onde você só se concentra no momento atual. Concentrar-se na respiração é uma coisa comum e sempre disponível neste exercício, mas você pode escolher outros focos.

Você pode praticar a mindfulness durante todo o dia, em horários além das meditações formais. Esses breves intervalos ajudam a acalmar e a focar a mente. Enquanto você está andando, lavando pratos, mastigando, degustando uma comida, escovando os dentes, correndo em uma esteira ou andando de bicicleta, você pode estar mindful. Para uma sessão mais formal, pode tentar assim:

A meditação de 3 minutos

1) Encontre um lugar confortável e tranquilo.

2) Sente-se em uma cadeira ou no chão de uma forma que você se sinta confortável o suficiente, em seguida, ligue um alarme suave para disparar em 3 minutos,

3) Traga a sua consciência para alguma âncora. Pode ser movimento de sua respiração, as sensações em seu corpo, os sons externos ou até mesmo uma imagem. Qualquer coisa pode servir como sua âncora. Basta convidar sua mente para ir lá e descansar.

4) Logo sua mente vai vagar, o que é normal e realmente bom, porque é este momento de consciência e de trazer de volta o seu foco que seu cérebro fica mais forte.

Sua mente vai vagar uma e outra vez e, em cada vez, gentilmente flutuar de volta para a sua âncora. É importante não criticar a si mesmo quando sua mente divaga. Sempre seja gentil com você mesmo durante a meditação.

Cada vez que você fizer isso, você constrói seus “músculos” do cérebro. Você pode notar algumas melhorias rápidas. Ao longo das semanas e dos meses, com apenas 3 minutos por dia (ou mais), você terá fortalecido as conexões neurais que têm a ver com foco, consciência, concentração, assim como aqueles ligados à compaixão e à auto-compaixão.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Casar faz bem à saúde?

Solidão coloca saúde física em risco

Ficar muito tempo sentado favorece a ansiedade?

Esta postagem também está disponível em: Inglês