cheiro do par romântico pode amenizar o estresse

Como o cheiro do par romântico pode amenizar o estresse

Quem nunca se sentiu excessivamente estressado? Uma nova pesquisa, feita na Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), indica uma solução curiosa para esse problema. Ela conclui que você provavelmente se sentirá melhor, com níveis mais baixos de estresse, se sentir o cheiro de uma camisa ou outra peça de roupa usada por seu parceiro romântico.

Muitas pessoas dizem que, quando o parceiro está ausente, elas se sentem melhor quando dormem no seu lado da cama. Há quem use um pedaço da roupa do parceiro. Essa pesquisa canadense dá suporte científico a esses comportamentos e sugere que você os experimente.

A pesquisa de cheiro

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores recrutaram 96 casais heterossexuais. Cada um dos homens recebeu uma camiseta nova, branca e limpa para usar por 24 horas. Durante esse período, evitaram usar qualquer desodorante ou colônia, e foram instruídos a não ingerir determinados alimentos que afetam o odor corporal. Então, para preservar o cheiro, as camisas foram congeladas.

Elas foram descongeladas 2 horas antes da etapa seguinte do teste, que consistia em dar as camisas para que as parceiras as cheirassem em três situações de estresse. Em momentos separados, elas cheiravam a camisa do parceiro, bem como uma camisa de outro homem e uma camisa que não tinha sido usada. Elas não foram informadas de quem era cada camisa.

As situações de estresse eram uma entrevista simulada na frente de um painel de estranhos e resolver de cabeça problemas de matemática desafiadores. O estresse foi repetido para cada uma das 3 camisas (do parceiro, de outro homem e uma camisa sem cheiro). Em cada vez, os pesquisadores verificaram os níveis de hormônio do estresse de cortisol salivar das mulheres. Eles também deram questionários às mulheres para ver como cada camisa afetava seu humor.

Note que os homens usavam as camisas e as mulheres cheiravam porque os homens emitem mais odor e as mulheres são melhores em distinguir cheiros.

Os resultados

As mulheres que cheiravam as camisas de seus parceiros relataram significativamente menos estresse durante a entrevista e os testes de matemática. Elas também apresentavam nível mais baixo de cortisol na saliva, mostrando que fisiologicamente também estavam menos estressadas. As mulheres que cheiravam a camisa de outro homem apresentaram maiores níveis de cortisol, demonstrando maior estresse.

Esta pesquisa conclui que cheirar, usar ou manter em sua cama a camisa do seu parceiro pode diminuir seu estresse, especialmente quando seu parceiro está ausente. Se você nunca fez isso, experimente. Você não precisa se sentir desconfortável – há evidências científicas que apoiam este teste!

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Alimentos certos podem deixar seu cheiro mais

5 curiosidades sobre sexo na meia-idade

Esta postagem também está disponível em: Inglês