Mais Saúde

Quando ansiedade ou depressão podem ser sintomas de doenças físicas

Décadas atrás, as doenças do corpo e da mente eram consideradas fenômenos separados. Os médicos acabavam se dividindo em dois grupos: aqueles que tratavam doenças do corpo e os médicos que tratavam doenças da mente.

Hoje em dia, entendemos o quanto a mente está relacionada com o corpo e como os problemas emocionais às vezes podem causar ou piorar algumas doenças físicas. Apesar da compreensão da conexão corpo-mente, um relatório publicado na revista médica Psychiatric Times discutiu um problema não tão reconhecido por muitos pacientes e muitos médicos: algumas pessoas com problemas físicos que acabam se manifestando como ansiedade ou depressão.

O artigo em Psychiatric Times listou mais de 47 doenças físicas que podem apresentar ansiedade ou depressão. A lista completa das doenças pode ser vista aqui (é necessária a assinatura gratuita), mas elas variam de problemas de ritmo cardíaco ao câncer do pâncreas. O artigo também mencionou 30 diferentes tipos de medicamentos que podem causar ansiedade. Aqui você encontra uma lista das doenças mais comuns que podem se manifestar dessa maneira.

Algumas doenças que podem se manifestar como ansiedade ou depressão

Asma

Angina

Insuficiência cardíaca ou ataque cardíaco

Problemas do ritmo cardíaco

Doenças endócrinas (adrenal, tireoide ou pituitária)

Refluxo gastrointestinal

Síndrome do intestino irritável

Úlceras gástricas ou duodenais

Artrite reumatoide

Distúrbios metabólicos, como desequilíbrios eletrolíticos

Tumores cerebrais, sífilis do sistema nervoso, esclerose múltipla

Enxaqueca

Vertigem

Doença de obstrução pulmonar crônica

Apneia do sono

Nas crianças, as doenças são mais frequentemente relacionadas a sintomas gastrointestinais, como dor de estômago ou problemas de sono, e podem incluir pesadelos frequentes e bruxismo (ranger de dentes).

Esta é apenas uma lista parcial. Geralmente é difícil para um médico ou paciente perceber que uma questão psicológica realmente tem uma causa física subjacente.

De acordo com a prestigiosa Mayo Clinic (Minnesota, EUA), aqui estão alguns sinais que podem indicar que o que você acha que é ansiedade ou depressão pode ter uma causa física:

Tanto os profissionais de saúde mental como as pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão devem estar conscientes da possibilidade de uma doença física subjacente. Se houver alguma dúvida, consulte um médico – um exame completo de sangue e exames de imagem podem ajudar no diagnóstico.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como fazer meditação em 3 minutos

Açafrão para transtorno do estresse pós-traumático

Quando ansiedade ou depressão podem ser sintomas de doenças físicas was last modified: julho 3rd, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês