Bilinguismo atrasa início do Alzheimer

Importância e Benefícios do Multilinguismo

Por Fidel Queiroz*

A melhoria da condição socioeconômica brasileira, aliada com o processo de globalização, aumenta exponencialmente o contato dos brasileiros para com um largo espectro de variedade linguística. Este contato deve-se tanto ao fato dos brasileiros estarem cada vez mais viajando ao exterior, seja para turismo, estudo, trabalho ou viver como aposentados, bem como dos estrangeiros que vem aqui pelos mesmos motivos, além de toda a facilidade de falar via Internet (Skype), com pessoas de outros países, sem sair de casa.

Importância e Benefícios do Multilinguismo

Mas você já parou para pensar qual seria a importância de possuir uma educação multilinguística, e como tal poderia influenciar sua vida, por exemplo, no seu relacionamento interpessoal, no seu trabalho, na saúde…?

De acordo com diversos estudos somando-se às experiências pessoais, vividas em outros países, e com estrangeiros que conheci no Brasil, destaco os seguintes benefícios do Multilinguismo:

• Tolerância

Falar mais de uma língua dá às pessoas uma maior experiência cultural, que muitas vezes reflete em uma maior tolerância para com diferenças de culturas, credos e costumes além de sua própria experiência.

• Acesso a diferentes culturas

Com uma linguagem vem idioma e provérbios, histórias folclóricas, poesia, literatura, músicas tradicionais e contemporâneas. Isso ajuda a criar um entendimento mais profundo das diferentes tradições e modos de pensar e se comportar.

Sensibilidade

As pessoas multilíngues têm que saber qual a linguagem para falar com quem e quando. Eles, portanto, parecem ser mais sensíveis às necessidades dos ouvintes do que as pessoas monolingues.

• Benefícios para o cérebro

Vantagens particulares no pensamento criativo. Pessoas multilingues têm duas ou mais palavras para cada objeto e ideia, e significados diferentes são por vezes associados a palavras das várias línguas. Isto significa que uma pessoa multilíngue pode desenvolver a capacidade de pensar de forma mais flexível, não só com palavras, mas com tudo na vida.

• Benefícios da Educação

Vantagens na Leitura: multilingues são menos atentos aos sons das palavras e muito mais sobre seu significado, o que oferece uma vantagem em aprender a ler. As crianças que têm duas línguas ou mais línguas tendem a mostrar um desempenho ligeiramente superior nos testes e exames – a investigação de sistemas de educação bilíngue de lugares tão distantes como o Canadá, os EUA, o País Basco, Catalunha e País de Gales mostra isso.

Facilidade para aprender novos idiomas: Há evidências crescentes, de que os multilingues tendem a achar mais fácil aprender uma nova língua. Por exemplo, crianças de países como Holanda, Dinamarca, Finlândia e Suécia, muitas vezes falam três ou quatro línguas com facilidade.

• Saúde

Em média, os multilíngues apresentaram sintomas de Alzheimer cinco ou seis anos mais tarde do que aqueles que só falavam uma língua.

• Vantagens de Emprego

Maior leque de opções na escolha de emprego, sendo melhores com multitarefas, através de um aumento das possibilidades de escolhas frente a uma situação.

A diversidade linguística é um marco cultural e democrático mundial, refletindo milhares de anos de evolução da espécie humana, tanto que em 2008 foi  comemorado, pela UNESCO, o Ano Mundial dos Idiomas, fortalecendo a importância dos das línguas, e apresentando uma preocupante estimativa, de que mais da metade das mais de 6 mil línguas oficiais possam de desaparecer (o Brasil possui 190 línguas)!

Quem estuda uma língua, começa a refletir sobre pontos similares e exóticos entre essa nova e sua original, e quando isto ocorre, há um aumento do conhecimento de ambas, por meio da curiosidade de querer saber cada vez mais sobre cada uma. Sem dúvida que uma maior valorização e reconhecimento dos professores, o apoio familiar, e o contato com estrangeiros, aumenta a probabilidade de que o processo de aprendizado com qualidade aconteça, bem como seus benefícios floresçam e sejam visualizados.

“Apenas com a aceitação plena do multilingüismo todas as línguas ocuparão seus lugares no nosso mundo globalizado”. Declaração, em 2008, de Koichiro Matsuura – Diretor Geral da Unesco

Site do Ano Internacional dos Idiomas (UNESCO) – CLIQUE AQUI

* Editor de Conteúdo Procuramed

Foto:Unesco.org