Mais Saúde

Dormir mais cedo diminui obesidade em crianças

Estudo publicado no The Journal of Pediatrics mostra que crianças que dormem mais tarde, depois das 21h, tendem a se tornar adolescentes obesos. Comparativamente, crianças em idade pré-escolar que vão para a cama até às 20h são até duas vezes menos propensas a se tornarem adolescentes.

A pesquisa acompanhou 977 crianças nascidas em 1991, a partir de 10 centros médicos nos EUA. Quando as crianças estavam, em média, com quatro anos e meio de idade, nos anos 1995-96, as mães foram questionadas quanto aos horários da criança. Cerca de ¼ das crianças em idade pré-escolar iam dormir até 20h, cerca de metade ia para a cama das 20h às 21:00 horas, e cerca de ¼ das crianças tinham a hora de dormir “tardia” (após 21h).

Anos mais tarde, quando elas estavam com 15 anos, o índice de massa corporal foi medido e comparado com os horários de dormir que haviam sido registrados.

Hora de dormir duplica risco de obesidade

Entre as crianças que iam dormir mais cedo, apenas 10% eram obesas aos 15 anos de idade. Entre as crianças que tinham a hora de dormir entre 20h e 21h, 16% eram obesas na adolescência. Já entre as crianças do grupo com hábitos tardios (após as 21h), 23% eram obesas aos 15 anos. Assim, as crianças que iam para a cama tarde tiveram mais que o dobro de risco de obesidade na adolescência.

Como já abordamos aqui no blog, a falta do sono em adultos tem muitos efeitos comprovadamente ruins sobre a saúde, incluindo maior risco de obesidade. A razão para isso parece ser que essas pessoas desenvolvem alterações hormonais que as deixam com mais fome. O mesmo processo também pode ocorrer em crianças muito jovens, o que reforça a necessidade de os pais garantirem que seus filhos durmam o suficiente.

A autora principal do estudo, Dr. Sarah Anderson, observa que, embora uma hora mais cedo não garanta as crianças durmam mais, isso ajuda. Os pais têm muito mais controle sobre quando uma criança vai para a cama do que quando a criança acorda. Estabelecer uma rotina de dormir mais cedo coerente torna mais provável que as crianças tenham o sono de que precisam.

Os pais também devem estar atentos que a obesidade em seus filhos não é apenas um problema temporário. As crianças que são obesas muitas vezes terão uma batalha vitalícia contra a obesidade, com riscos maiores de doenças cardíacas e diabetes.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como a redução de açúcar melhora a saúde das crianças em 10 dias

Suplementos de óleo de peixe diminuem riscos de doença mental em jovens

Dormir mais cedo diminui obesidade em crianças was last modified: julho 20th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês