Mais Saúde

As vantagens de uma boa postura

Muitos de nós passamos boa parte do dia largados em frente a uma tela de computador – e podemos, com razão, suspeitar que temos má postura. Hoje vamos listar algumas vantagens de ter uma boa postura e alguns motivos para que você observe melhor a forma como está se sentando.

A má postura pode refletir em sintomas em todo o corpo. Dependendo da sua situação e da anatomia, você pode ter dor nas costas ou pescoço, fadiga muscular, restrições respiratórias, problemas digestivos, e até mesmo mau humor. Além disso, pessoas com postura muito relaxada tendem a passar uma autoimagem pior, especialmente se estão procurando emprego ou em busca de relacionamento.

Algumas vantagens

1) Você fica menos propenso à criminalidade

Uma pesquisa mostrou que mulheres que caminham lentamente, com postura relaxada e cabisbaixas, são muito mais propensas a se tornarem vítimas de crimes cruéis nas ruas. É lamentável, mas os criminosos normalmente escolhem vítimas que são aparentemente mais fracas. Pessoas que andam com a postura ereta, com os olhos focados para a frente e em um ritmo acelerado demonstram mais força e confiança – e se parecem alvos mais difíceis.

2) Você evita alguns problemas articulares

Se você se sentar ou ficar em uma posição relaxada por um longo tempo, seus ligamentos, músculos e tendões colocam tensões anormais sobre os ossos e ligamentos. Se você levantar e se sentar com uma boa postura, suas articulações ficam menos propensas ao estresse e você mantém uma aparência mais estável e simétrica.

3) Ajuda a manter a capacidade pulmonar

Com uma boa postura, o tórax permanece aberto para permitir a plena expansão dos seus pulmões. Pessoas que se inclinam para a frente podem limitar a capacidade pulmonar em até 30%. Isso significa menos oxigênio que atinge o cérebro e órgãos vitais.

4) Ajuda o intestino a funcionar melhor

Quando você está relaxado e limitando o abdômen, você também pode acabar comprimindo os intestinos – o que pode prejudicar a digestão normal e a função intestinal.

Para uma boa postura

1) Use o computador ergonomicamente.

Você precisa de uma cadeira que lhe apoie bem. A altura da tela também é importante: ela deve permitir que você mantenha a cabeça ereta, alinhada diretamente sobre seus ombros e quadris. Computadores laptops, utilizados no colo, incentivam o desleixo. Por isso, use o laptop em uma mesa com altura apropriada.

2) Quando você se sentar por muito tempo, mude de posição regularmente

Além de ser bom para o peso e o metabolismo, levantar-se regularmente e mudar de posição também evita dores nas costas.

3) Exercícios ajudam

Boa postura requer esforço, e você precisa conhecer seu corpo para evitar maus hábitos. Alongamento e exercícios de flexibilidade ajudam, bem como exercícios que fortalecem os músculos das nádegas, abdômen e costas.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como evitar dor na região lombar

Exercícios para deixar os ossos mais fortes

As vantagens de uma boa postura was last modified: outubro 17th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês