Mais Saúde

Suplementos ajudam contra a dor da artrite do joelho?

Na tentativa de diminuir a dor da osteoartrite do joelho, muitas pessoas tomam uma combinação de dois suplementos que podem ser comprados em qualquer farmácia: sulfato de condroitina e sulfato de glucosamina. Mas será que funciona? O que a ciência tem a dizer sobre isso?

Um grupo de pesquisadores universitários na Espanha acaba de publicar um estudo em Artrite e Reumatologia para analisar se os suplementos realmente funcionam na redução das dores. Eles recrutaram 164 homens e mulheres com artrite de moderada a severa do joelho, que foram divididos aleatoriamente em dois grupos.

Suplementos x placebo

Um grupo recebeu 1200 mg de sulfato de condroitina e 1500 mg de sulfato de glucosamina diariamente. O outro grupo também tomou duas pílulas por dia, que pareciam exatamente como as pílulas de suplemento, mas estavam cheias com um placebo inativo. Depois de seis meses, as pessoas responderam se as pílulas ajudavam contra a sua dor e em que intensidade.

Os resultados foram inesperados. As pessoas que receberam os suplementos reais notaram uma redução de 19%, em média, na dor. Mas as pessoas que tomaram o placebo inativo observaram uma redução média de 33% na dor. Ou seja, as pessoas que tomaram o placebo relataram redução maior nas dores do que as pessoas que tomaram os dois suplementos.

Pesquisas anteriores que investigaram esses suplementos mostraram resultados similares. O maior e melhor estudo, chamado Glucosamina / Chondroitin Arthritis Intervention Trial (GAIT), publicado em 2010, descobriu que tomar os dois suplementos não era melhor que tomar um placebo para a redução da dor.

Mesmo assim, algumas pessoas com artrite do joelho têm certeza de que esses suplementos oferecem uma ajuda valiosa. E isso pode ter uma explicação: enquanto a pesquisa mostra que os suplementos não aliviam a dor, ela também aponta que, quando estudados em um grande grupo, alguns indivíduos podem ser mais sensíveis a um efeito positivo do que outros. Por esta razão, o American College of Rheumatology recomenda que as pessoas continuem tomando, caso avaliem que eles ajudam, mas que não comecem a tomá-los se nunca usaram os suplementos antes.

O grupo de reumatologia também recomenda que, se você decidir tomar os suplementos, compre de alta qualidade – são mais seguros e, para algumas pessoas, parecem dar algum resultado que não é alcançado com os de qualidade inferior. Peça a seu médico ou farmacêutico para recomendar boas marcas para você.

O que funciona para artrite do joelho

Ao contrário do uso de suplementos, algumas atitudes têm efeito direto e comprovado contra as dores da artrite nos joelhos: perder peso (para diminuir o estresse de sobrepeso sobre os joelhos), exercícios de fortalecimento muscular (para deixar os músculos absorverem o estresse em vez de suas articulações) e analgésicos não-esteroides não-inflamatórios. Em casos mais graves, as injeções na articulação de corticosteróide e ácido hialurônico têm se mostrado eficazes, mas esses usos apenas são permitidos quando indicados por um especialista (reumatologista ou cirurgião ortopédico).

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Exercícios para deixar os ossos mais fortes

O raio X da musculação: sem dor, sem ganho?

Suplementos ajudam contra a dor da artrite do joelho? was last modified: fevereiro 21st, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês