Mais Saúde

Primeiros socorros: como controlar sangramento

Muitas pessoas têm algum treinamento ou conhecimento sobre ressuscitação cardiopulmonar, mas poucas pessoas receberam treinamento sobre como parar um sangramento grave. O interesse por este assunto aumentou recentemente nos EUA após o tiroteio em massa em Las Vegas. Embora o Brasil tenha sido poupado deste tipo de violência em massa, ainda há muitas situações em que você pode ser chamado para controlar um sangramento sério.

Acidentes de trânsito ou domésticos ou assaltos podem resultar em sangramento significativo. É importante saber que as vítimas de trauma muitas vezes morrem de perda de sangue, e não da própria lesão. Por isso, uma ação rápida pode salvar uma vida. A ideia é controlar o sangramento até que a pessoa possa ser transportada para um hospital para o tratamento definitivo.

Para controlar o sangramento:

O contato com o sangue de outra pessoa pode ser arriscado para você, uma vez que a hepatite e a AIDS podem ser transmitidas. O risco é maior se você também tiver feridas abertas. Por isso, use luvas, se disponível.

Uma nota final é que, se você é a vítima e não há ninguém para ajudá-lo, você pode usar as mesmas técnicas em si mesmo, se necessário.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como evitar dor na região lombar

O que é a escoliose adulta?

Primeiros socorros: como controlar sangramento was last modified: outubro 20th, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês