como controlar sangramento

Primeiros socorros: como controlar sangramento

Muitas pessoas têm algum treinamento ou conhecimento sobre ressuscitação cardiopulmonar, mas poucas pessoas receberam treinamento sobre como parar um sangramento grave. O interesse por este assunto aumentou recentemente nos EUA após o tiroteio em massa em Las Vegas. Embora o Brasil tenha sido poupado deste tipo de violência em massa, ainda há muitas situações em que você pode ser chamado para controlar um sangramento sério.

Acidentes de trânsito ou domésticos ou assaltos podem resultar em sangramento significativo. É importante saber que as vítimas de trauma muitas vezes morrem de perda de sangue, e não da própria lesão. Por isso, uma ação rápida pode salvar uma vida. A ideia é controlar o sangramento até que a pessoa possa ser transportada para um hospital para o tratamento definitivo.

Para controlar o sangramento:

  • Ligue e peça ajuda médica. Se houver alguém por perto, peça para que a outra pessoa faça isso enquanto você atende à vítima.
  • Você precisa agir rapidamente se houver sangramento grave. A perda de sangue que ameaça a vida pode ocorrer em minutos.
  • A primeira medida ativa é aplicar pressão sobre o local de sangramento.
  • Antes de aplicar pressão, tente identificar exatamente de onde o sangramento está vindo. Assim, você pode ver com mais precisão onde aplicar a pressão. Mova ou remova a roupa conforme necessário para expor a pele ao redor do local de sangramento.
  • Use uma ou ambas as mãos para colocar pressão firme e constante no local. Você pode usar seu joelho, se necessário.
  • Use um curativo comercial, se disponível, mas muitas vezes você precisa começar com a pressão da mão. Uma camiseta ou similar pode ser útil para ajudar a aplicar pressão sob sua mão.
  • Se a pressão firme não funcionar, e o sangramento estiver em um membro, um torniquete pode funcionar. Um cinto pode ser usado – aqui está um vídeo sobre o uso de um torniquete.
  • Aplique o torniquete de 5 a 8 cm. do sangramento e mais perto do tórax. Ele pode ser colocado sobre a roupa. Se apenas um torniquete não for adequado, talvez seja necessário um segundo torniquete mais próximo do tórax.
  • Lembre-se que a pressão é preferível a um torniquete, então use apenas um torniquete se a pressão não funcionar.
  • Se o sangramento for proveniente de uma área como o ombro ou as virilhas, não use um torniquete. Empacote da área de sangramento com gaze ou tecido, junto com a pressão da mão.
  • A aplicação de pressão pode ser dolorosa para a vítima, então fale com a vítima da maneira mais calma e reconfortante possível.
  • De acordo com o Dr. Lenworth Jacobs, cirurgião e diretor do instituto de trauma em Hartford, Connecticut (EUA), é preciso “falar com eles com bondade e explicar o que está fazendo e dizer ‘espere, vamos controlar o sangramento; mais ajuda está vindo.’ Isso faz uma grande diferença.”

O contato com o sangue de outra pessoa pode ser arriscado para você, uma vez que a hepatite e a AIDS podem ser transmitidas. O risco é maior se você também tiver feridas abertas. Por isso, use luvas, se disponível.

Uma nota final é que, se você é a vítima e não há ninguém para ajudá-lo, você pode usar as mesmas técnicas em si mesmo, se necessário.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como evitar dor na região lombar

O que é a escoliose adulta?

Esta postagem também está disponível em: Inglês