Mais Saúde

Exercícios para deixar os ossos mais fortes

Você já parou pra pensar que nossos ossos também são estruturas que mudam o tempo todo? Diferente dos nossos músculos, eles podem parecer inertes, mas, na verdade, são organismos em constante mudança, com células novas substituindo células velhas a todo momento.

A maioria das pessoas não percebe qualquer problema envolvendo os ossos antes da meia idade. A partir dos 20 anos, nossos ossos começam a se tornar mais finos e, quando chegamos à meia idade, ficamos mais vulneráveis a fraturas. Por isso, o melhor momento para pensar no fortalecimento dos ossos é por volta dos 20 ou 30 anos de idade. Assim, quando o tecido ósseo se tornar menos espesso, você terá mais “reserva” e ficará menos propenso a problemas.

Neste assunto, as mulheres têm atenção especial. Com a chegada da menopausa, elas correm mais riscos de fraturas em ossos desbastados pela osteoporose. Mas os homens não estão imunes a problemas. Alguns estilos de vida e dietas podem minimizar os riscos e têm efeitos potencializados quando aliados a alguns estilos de exercícios.

Exercícios para estimular e fortalecer os ossos

Para estimular o crescimento ósseo, o melhor é colocar a estrutura sob estresse físico. O corpo é tão inteligente que, quando o osso está estressado, produz mais células — e ossos mais fortes para proteger você de fraturas.

O melhor tipo de exercício para os ossos geralmente é aquele que envolve algum impacto de seu corpo com o solo. Classificamos alguns por ordem dos resultados que oferecem:

Mais útil: corrida, salto, futebol, dança, voleibol, aulas de aeróbica e caminhada rápida

Moderadamente útil: treinamento com peso

Menos útil: ciclismo, natação e caminhada lenta

Isso não quer dizer que ciclismo e natação não sejam boas formas de exercício. Eles são ótimos para seu corpo, mas se você quiser deixar seus ossos mais fortes, os melhores exercícios envolvem algum impacto junto com treinamento de peso.

Se você faz treinamento com peso, é importante ter um programa que exercite tanto a parte superior como a parte inferior do corpo. Por exemplo, exercícios que trabalham bíceps não ajudam em nada os seus ossos do quadril.

Mulheres e menopausa

Saltar no lugar pode ser um ótimo exercício, em especial para mulheres. Um estudo foi feito com mulheres em época de pré-menopausa. Nele, as voluntárias apenas saltaram no lugar de 10 a 20 vezes consecutivas, com 30 segundos entre cada salto. O exercício era feito duas vezes por dia durante 4 meses. Os resultados apontaram que esse exercício simples ajudou a desenvolver ossos do quadril significativamente mais fortes.

Outro estudo envolveu mais de 60.000 mulheres na pós-menopausa com hábito de caminhar rápido. Os resultados mostraram que as mulheres que caminharam rápido pelo menos 4 vezes por semana (30 minutos ou mais por caminhada) tiveram risco 41% menor de fraturas de quadril do que as mulheres que só andam lentamente ou que não fazem caminhadas.

Se você não tem se exercitado ou se tem dúvidas sobre qual exercício é bom para você, converse com um profissional de saúde ou treinador físico. O treino com salto ou de impacto pode não ser indicado para todas as pessoas. Também há outras técnicas que envolvem caminhadas rápidas. O melhor é começar a fazer esses exercícios antes da meia idade, mas nunca é tarde para começar, desde que você tenha o OK de seu médico.

Dica para estimular os ossos ainda mais                               

Para quem consegue praticar corridas ou caminhadas rápidas, temos uma dica bastante simples para fortalecer os ossos. Enquanto você estiver caminhando ou correndo, ocasionalmente e de forma aleatória, dê alguns passos para um lado e depois do outro. Esses movimentos, chamados de “impactos ímpares”, têm se mostrado bastante úteis para estimular os ossos – e até mesmo melhores do que os impactos de cima para baixo.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como evitar dor na região lombar

Oito dicas para a saúde dos ossos – Parte 1

Exercícios para deixar os ossos mais fortes was last modified: setembro 11th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês