Colchão melhor para uma boa saúde

Colchão e travesseiro melhores para uma boa saúde

Você já considerou como seu colchão e travesseiro podem estar afetando seu sono? O bom sono é crítico para uma boa saúde – alguns especialistas afirmam que ele é tão importante como uma boa dieta e exercício.

Aqui estão algumas dicas para melhorar a sua saúde considerando colchão e travesseiro.

Quando devo mudar meu colchão?

Embora um colchão possa aguentar até 20 anos, a maioria dos especialistas em sono sugere uma troca a cada 8 ou 10 anos. Isso ajudará a garantir que ele suporte o corpo e a coluna vertebral corretamente e que não esteja excessivamente contaminado com bactérias, fungos e ácaros acumulados.

Existem sinais de que eu deveria o mudar mais cedo?

Se você dormir muito melhor fora de sua casa (por exemplo, em um hotel), considere um novo colchão. Neste caso, descubra a marca deste que é melhor para você. Outros sinais são: você está mudando constantemente à noite para se sentir confortável, ou acorda pela manhã com rigidez ou dor no pescoço ou nas costas.

Com que frequência devo mudar meu travesseiro?

No máximo, a cada 2 anos. O ideal é que o travesseiro seja trocado dentro do período de 6 meses a um ano.

Por que é tão importante mudar o colchão e o travesseiro?

Um travesseiro ou colchão mais novo suporta melhor o pescoço e a coluna. Também é importante lembrar que os ácaros do pó se acumulam constantemente neles. Essas criaturas microscópicas comem os pequenos flocos de pele que perdemos a todo momento. Muitas pessoas são alérgicas a esses ácaros e seus resíduos. Além de piorar os sintomas de alergia nasal e ocular, os ácaros podem piorar a asma, particularmente em crianças.

Como faço para escolher um bom colchão?

Não tenha pressa. Passe algumas horas na loja. Use roupas confortáveis ​​e deite-se por 15 a 20 minutos em vários camas diferentes para ver qual é o mais confortável e oferece um bom suporte para o seu corpo e coluna vertebral.

Colchão firme ou colchão macio?

O melhor para a maioria das pessoas é um colchão firme, que é relativamente firme e tem um topo macio (como uma camada de travesseiro no topo, também chamada comercialmente de pillow top). Deve ser macio o suficiente para que você afunde ligeiramente, mas que também suporte as curvas de seu corpo e coluna vertebral. Um colchão que é muito firme colocará uma pressão excessiva na parte inferior das costas, nos quadris e nos ombros.

Que tipo de travesseiro é o melhor?

O ponto principal é que o travesseiro deve manter sua cabeça e pescoço alinhados em uma posição natural. O travesseiro deve preencher a lacuna entre a cabeça e os ombros. Teste vários na loja.

É melhor dormir de lado, de barriga para cima ou barriga para baixo?

O ideal é dormir de lado, com os joelhos dobrados, quase em uma posição fetal. Não tem problema dormir nas costas, se você preferir. Mas dormir de barriga para baixo não é muito bom para a maioria das pessoas, pois coloca mais pressão sobre o pescoço.

E as capas antialérgicas?

As capas são uma ótima ideia, tanto para o travesseiro como para o colchão. Elas podem ser lavadas – diferentemente das outras partes da cama – e também ajudam a manter o colchão limpo e evitam que os ácaros do pó se acumulem.

O que mais pode ser feito para diminuir os ácaros?

Para matar os ácaros, é necessário lavar e/ou secar lençóis e capas em altas temperaturas – de, pelo menos, 60º C.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

As vantagens de uma boa postura

Como evitar dor na região lombar

Esta postagem também está disponível em: Inglês