suco não é muito saudável

Então o suco de fruta não é realmente saudável… quais são as alternativas?

Fomos condicionados a pensar que refrigerantes, até mesmo os dietéticos, não são bons para nós. Assim, acabamos substituindo por sucos de fruta, pensando que são mais saudáveis. Embora os sucos de frutas não sejam tão insalubres quanto refrigerantes, eles não são tão bons assim para nossa saúde.

Uma pesquisa recente realizada com pais e mães mostrou que 1/3 dos entrevistados acredita que beber o suco é tão saudável quanto comer a fruta. A seguir você encontra alguns dos motivos que mostram porque o suco não é tão saudável. Também apresentamos algumas bebidas que podem substituí-lo.

O problema com os sucos de frutas

O vilão dietético desta década é o açúcar – mais do que a gordura, que costumava preocupar a maioria dos nutricionistas. E, basicamente, os sucos de frutas são água e açúcar, com um leve sabor de fruta.

O processo de fabricação do suco começa com a fruta, mas logo são retiradas as melhores partes dela, que deixam a bebida mais saborosa e de mais fácil ingestão. A parte mais saudável e mais benéfica para nosso metabolismo não é o suco dentro de uma fruta ou vegetal, mas as outras partes: a pele, as sementes e as fibras.

Naturalmente, a parte do suco tem benefícios, frequentemente muitas vitaminas. Mas a fruta precisa ser comida como uma unidade inteira. Quando extraímos apenas a parte líquida, jogamos fora as partes que são mais nutritivas.

Mesmo quando compramos um suco mais caro e aparentemente mais saudável, sem as fibras, o suco não é muito bom para nosso corpo. Embora seja fácil, rápido e agradável de beber, o que bebemos é basicamente açúcar, que será metabolizado rapidamente em nosso organismo.

É justamente essa rápida absorção pelo organismo que nos causa problema. Quando bebemos suco, temos um pico de açúcar em nosso sangue, o que exige que o pâncreas produza muita insulina rapidamente, para enviar os açúcares dentro dos tecidos. Depois de alguns anos, nosso pâncreas fica desgastado por toda essa demanda. Conforme envelhecemos, nosso pâncreas se desgasta e acabamos com níveis elevados de açúcar no sangue.

Quando comemos uma fruta inteira

Quando comemos frutas ou vegetais inteiros, a fibra dentro deles retarda a absorção dos açúcares. Assim, não há uma onda rápida de açúcar no sangue e nosso pâncreas não tem que trabalhar tão duro para enviar os açúcares em nossos tecidos.

Líquidos não nos satisfazem

Pesquisas recentes têm mostrado que quando ingerimos calorias de forma líquida, não nos sentimos cheios. Nossa fome não é satisfeita, então nós acabamos comendo ou bebendo mais para nos sentirmos saciados.

O suco que engolimos rapidamente tem muitas calorias. As calorias líquidas não nos satisfazem, então bebemos ou comemos mais e ganhamos peso.

Alternativas

Para aqueles que realmente querem ser mais saudáveis, a melhor coisa a beber é água pura. Chás são uma alternativa ainda melhor que a água, especialmente verde ou branco (mas chá preto é saudável também). O leite também tem muitos benefícios e em todas as versões, desde o leite de soja até o leite integral, que quase sempre acaba sendo evitado. E, para a surpresa de muitos, o café também é uma boa alternativa. (Você sabia que o café é a maior fonte de antioxidantes para a maioria dos adultos?)

Então, quando você for a um supermercado, passe reto pelos sucos e lembre-se de olhar com mais carinho para frutas e legumes inteiros. E, se você realmente quer fazer um suco, faça um que inclua fibras da fruta ou legume original.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Cinco razões para comer mais salsa

O que ex-fumantes podem fazer para reduzir o risco de enfisema?

Esta postagem também está disponível em: Inglês