Mais Saúde

Afinal, a manteiga é saudável?

A manteiga possui alta concentração de gorduras saturadas, por isso, tem sido vista com maus olhos. Mas será que ela é realmente tão ruim para a nossa saúde? Nos últimos anos, pesquisas mostram que nem todas as gorduras saturadas são as mesmas, e que algumas podem ser realmente saudáveis, como é o caso dos ovos.

Para ajudar a esclarecer essa questão, pesquisadores de diversas universidades nos EUA e na Austrália analisaram dados de 9 estudos anteriores sobre o tema, envolvendo 636.151 participantes. As descobertas foram publicadas na edição de 29 de junho de 2016 da revista científica PlosOne.

O que eles queriam saber era: será que as pessoas que comem mais manteiga morrem mais precocemente e estão mais propensas a doenças cardiovasculares ou diabetes?

Os resultados mostraram que, para cada colher de sopa desse laticínio que uma pessoa comeu por dia, o risco de desenvolver diabetes foi 4% menor em comparação às pessoas que não a comiam. Os resultados também apontaram que as pessoas que ingeriram uma quantidade significativa tinham risco apenas 1% maior de morte precoce. Os que consumiam manteiga também não apresentaram risco aumentado de doença cardiovascular.

O veredito da manteiga

O consumo desse laticínio não parece contribuir para a morte precoce ou doença cardíaca, e pessoas que comem manteiga apresentam risco ligeiramente menor de desenvolver diabetes. Estes resultados seguem o padrão encontrado em pesquisas recentes, que mostram que gorduras integrais lácteas na dieta parecem diminuir o risco de diabetes. A razão pode ser que a manteiga, apesar de ter um teor de gordura saturada significativo, também é rica em gorduras monossaturadas saudáveis.

É interessante apontar que, em milênios passados, a esse alimento  foi considerado quase sagrado, cheio de nutrientes. Na verdade, ela é rica em de vitaminas, minerais e antioxidantes. O mais importante é o betacaroteno, um antioxidante forte importante no metabolismo da vitamina A.

O autor do estudo, Dr. Dariush Mozaffarian, reitor da Escola de Nutrição e Ciência da Universidade de Tufts, em Boston, afirma que “a manteiga deve ser considerada um alimento neutro, basicamente, nem ruim nem ótimo”.

 De qualquer forma, a recomendação é o consumo moderado. A manteiga é mais saudável que certos alimentos, como pão branco ou açúcares. Por outro lado, há óleos são mais saudáveis que manteiga, tais como azeite, ou, para cozinhar, óleo de canola.

Outro ponto importante a se considerar é: o que você está comendo junto com a manteiga? Se é o pão branco, isso não é uma boa combinação. Mas se for um pão de trigo integral, com alto teor de fibras, é uma boa combinação.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Leite integral pode ser mais saudável

Ovos são bons para a saúde?

Afinal, a manteiga é saudável? was last modified: julho 12th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês