Pular o café da manhã é ruim para a saúde?

Pular o café da manhã é mesmo ruim para a saúde?

Você já ouviu, muitas vezes, de que “não devemos pular café da manhã” ou que “o café da manhã é a refeição mais importante do dia”. A maioria das pessoas realmente acham que isso é verdade. Mas será?

Por que o café da manhã é tão popular?

Muitas pessoas acreditam que, se você ignorar o café da manhã, você não terá tanta energia durante o dia. Além disso, muitos acreditam que, se você o pular, você comerá mais durante o resto do dia para compensar.

Pesquisa antiga

A maioria dos estudos mais antigos (feitos há mais de 10 anos) apoiou a ideia de que você precisa de café da manhã para se alimentar adequadamente. Sem isso, você vai comer mais tarde no dia e ganhar peso. Muitos desses estudos mostraram que as pessoas que tomam o desjejum são mais saudáveis do que as que não o fazem. Mas análises posteriores mostraram que essas pessoas são mais saudáveis por motivos diferentes.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que tomam café da manhã tendem a comer coisas mais saudáveis durante o resto do dia, consumindo mais nutrientes e fibras. Quem toma café da manhã também tende a fumar menos e a beber menos álcool. Assim, as análises mais recentes concluíram que a razão pela qual quem toma café da manhã costuma ser mais saudável não é por causa da refeição, mas por outros fatores mais saudáveis de estilo de vida.

Nova pesquisa

Os estudos de pesquisa mais recentes são mais avançados e de maior qualidade. Estas pesquisas foram feitas de maneira controlada e aleatoriamente. Isso significa que elas começaram com um grande grupo de pessoas, dividindo-as aleatoriamente em dois grupos. Durante vários meses, um grupo foi designado para tomar café da manhã e o outro grupo, não. Então, no final do estudo, o peso e outros marcadores de saúde foram medidos.

Os resultados das novas pesquisas

Os novos estudos descobriram que não importava se uma pessoa tomava café da manhã ou não. Não houve diferença no ganho ou perda de peso entre os dois grupos. Além disso, ambos os grupos queimaram cerca do mesmo número de calorias durante as 24 horas do dia.

Mas a pesquisa mostrou, sim, que aqueles que pulavam o desjejum comiam mais no almoço, só que esse valor não era equivalente às calorias ingeridas em um café da manhã. Alguns estudos até mostraram que saltar o desjejum pode reduzir a ingestão diária de 400 calorias. Isso pode fazer sentido quando você considera que está cortando uma refeição inteira.

Por que pular o café da manhã pode até ser mais saudável

Não tomar café da manhã é provavelmente a maneira mais fácil de adotar uma dieta de “jejum intermitente”. Esta dieta tem muitas variedades, mas um tipo comum é onde uma pessoa compacta todas as suas refeições durante um período de 8 horas todos os dias. Durante as outras 16 horas, a pessoa não come ou consome muito pouco.

Se você pular o café da manhã, você pode estar de fato seguindo esta dieta. O jejum intermitente mostrou muitos benefícios para a saúde. Enquanto mais pesquisas são necessárias, a dieta foi apoiada por muitos especialistas em saúde, como discutimos em um artigo anterior.

Pode não ser para você

No entanto, como uma pessoa se sente depois de sair do café da manhã é muito individual. Algumas pessoas sentem-se melhor, e outras se sentem fracas, têm dores de cabeça ou não conseguem se concentrar bem. Essas pessoas ficam melhor o comendo.

O que você deveria fazer?

Esta é uma dessas questões de saúde onde a resposta é: faça o que seu corpo diz! Se você se sentir melhor tomando café da manhã, continue fazendo isso. Mas se você não gosta, ou quer experimentar uma dieta de jejum intermitente, não se sinta culpado por tentar. Sua saúde não sofrerá com isso.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Por que carne branca é mais saudável?

Jejum intervalado: A nova sensação da dieta internacional

Esta postagem também está disponível em: Inglês