inserir mais aveia em sua dieta

9 motivos para inserir mais aveia em sua dieta

Neste blog, não usamos a palavra “superalimento” tanto quanto você pode ver em outros lugares. Achamos que a palavra é frequentemente usada sem muita base e para impulsionar as vendas de algo que parece estar na moda. Não é o caso da aveia, e hoje damos a você 9 motivos pelos quais acreditamos que ela realmente pertence ao clube dos superalimentos.

A aveia tem alto valor nutritivo, é barata, versátil, saborosa e fácil de preparar. Outra vantagem é que sua produção é boa para o meio ambiente – menos prejudicial do que soja ou milho. Felizmente, a aveia tornou-se mais popular nos últimos anos.

9 vantagens da aveia

1) Alta nutrição

Apenas 40 gramas de aveia seca fornecem até 83% de nossa necessidade mineral diária (como manganês e molibdênio), além de uma boa variedade de vitaminas B, 7 gramas de proteína e 5 gramas de fibra. A aveia também contém uma boa mistura de fibra solúvel e insolúvel.

2) Retarda a absorção de alimentos

Quando a fibra chega ao nosso estômago e intestino delgado, ela engrossa qualquer alimento, diminuindo seu movimento pelo trato intestinal. Isso é vantajoso por muitas razões, mas a maior delas é que isso retarda a absorção de alimentos, ajudando a evitar o aumento dos níveis de açúcar.

3) Ajuda no controle da glicose

O poder da aveia para o controle da glicose é ilustrado no fato de que, antes da descoberta da insulina, a ingestão de muita aveia era considerada uma das formas mais confiáveis ​​de controlar o açúcar no sangue.

4) Ajuda a saciedade

A aveia é um dos melhores alimentos que para trazer saciedade. Assim, seu consumo é uma maneira simples de ajudar a manter o apetite sob controle.

5) Ajuda no controle de peso

Como você pode imaginar, uma vez que a aveia tende a nos fazer sentir satisfeitos, ela acaba sendo útil no controle de peso. Vários estudos mostraram que as pessoas que comem aveia têm menor incidência de obesidade.

6) Ótimo para microbioma

Como discutimos em um post recente sobre o microbioma, a aveia é considerada “pré-biótica”. A fibra de aveia alimenta as boas bactérias que vivem em nosso intestino grosso, levando a uma melhor ecologia desse microbioma interno.

7) Melhora o perfil lipídico

A fibra solúvel na aveia diminui o colesterol total, bem como o LDL (colesterol “ruim”). Um estudo dinamarquês com mais de 50.000 adultos mostrou uma redução significativa na frequência de ataque cardíaco em pessoas que consumiam aveia regularmente.

8) Alternativa para a farinha

Da próxima vez que você quiser usar farinha, considere substituir por aveia. Ela é muito mais saudável ​​do que a farinha de mandioca processada, por exemplo, e pode ter um sabor melhor também.

9) Ainda melhor com adições

Flocos e farelos de aveia pedem por adições saudáveis, como morangos, sementes de chia, canela, pó de cacau escuro, nozes ou bananas. Adicionando qualquer (ou melhor, vários) destes alimentos, aumentamos o benefício da aveia e fazemos com que tenha um sabor ainda melhor.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Pular o café da manhã é mesmo ruim para a saúde?

Afinal, a manteiga é saudável?

Esta postagem também está disponível em: Inglês