Mais Saúde

7 hábitos que ajudam a manter o seu metabolismo saudável

Com a chegada do verão, muitas pessoas recorrem à academia e a dietas para tentar entrar em forma. No post de hoje, falamos sobre 7 hábitos que ajudam a manter o peso sob controle, comprovados cientificamente. Com eles, você não precisa iniciar uma dieta totalmente nova e pode ter bons resultados a longo prazo.

1) Coma alimentos que você goste

Quando uma dieta exige que você corte a maioria dos alimentos que você gosta, é muito provável que você não consiga leva-la adiante. Comer deve ser prazeroso. Por isso, certifique-se que qualquer plano alimentar que você escolher tenha alimentos que você goste.

2) O tamanho da porção é a chave

Nas últimas décadas, hambúrgueres, pipoca e muitos alimentos comprados fora de casa ficaram cada vez maiores. Por isso, na hora da dieta, lembre-se dos franceses, que costumam comer alimentos calóricos, mas mantêm a forma com porções menores. Uma dica fácil é manter porções de comida do tamanho do seu punho.

3) Procure por alimentos com muita fibra e proteína

Fibra e proteína ajudam você a se sentir satisfeito. Da mesma forma, os alimentos ricos em carboidratos não satisfazem tanto o apetite – como junk food e alimentos ricos em açúcar. Isso acontece porque, logo depois de comer esses alimentos, o nível de açúcar em seu sangue cai rapidamente, o que leva você a buscar mais comida. Para lanches, tente comer mais frutas. Substitua pão branco ou pão francês por pães integrais. Pode ser difícil no começo, mas, com o tempo, seu paladar vai preferir as opções mais saudáveis.

4) Obtenha suas calorias de alimentos sólidos, não líquidos

Em geral, os líquidos são absorvidos tão rapidamente pelo organismo que sequer dá tempo de sinalizar que você está satisfeito. Além disso, refrigerantes e sucos não contêm fibra e são cheios de carboidratos simples e muitas calorias. Mas não radicalize: lembre-se de beber muita água, mesmo durante as refeições.

5) Nunca compre comida quando estiver com fome

Um estudo mostrou que as pessoas com fome compram significativamente mais alimentos de baixa nutrição (e junk food) em comparação às pessoas que fazem compras com o estômago cheio.

6) Durma o suficiente

Pessoas com problemas de sono ganham mais peso. Mesmo depois de uma noite de sono de má qualidade, seu corpo libera mais hormônio grelina, que é uma substância que faz com que você sinta fome. Quando você dorme o suficiente, seus hormônios da fome (grelina) e da saciedade (leptina) ficam mais equilibrados – e sua fome, sob controle.

7) Tenha cuidado com bebidas dietéticas

É comum pensar que bebidas dietéticas ajudam a perder peso. Mas estudos mostram que adultos que bebem refrigerantes diet diariamente ganham mais peso ao longo do tempo. Ocasionalmente, não há mal em beber um refrigerante diet (que é uma opção melhor que um suco cheio de açúcar), mas evite fazer disso um hábito. Prefira água, água com gás, chá ou café.

Para ajudar nesse processo, damos uma última dica: em um copo de água, esprema um limão e encha com água e gelo. No começo, use um pouco de adoçante, se precisar, mas, com o tempo, você irá se acostumar com o gosto. Essa limonada saudável é rica em antioxidantes e é uma ótima opção para substituir os refrigerantes.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Conheça as proteínas que estão além das carnes

Por que a carne vermelha pode causar câncer?

7 hábitos que ajudam a manter o seu metabolismo saudável was last modified: dezembro 11th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês