Mais Saúde

Leite integral pode ser mais saudável

Produtos lácteos ricos em gordura não costumam ser indicados em nossa dieta diária. Em geral, quando começamos um novo hábito, mudamos para produtos lácteos com baixo teor de gordura. Mas este hábito está começando a ser questionado. Estudos médicos recentes apontam que consumir mais gordura, como leite integral, pode ser mais saudável que alimentos com baixo teor de gordura.

O primeiro desses estudos mais recentes foi publicado em 24 de fevereiro no American Journal of Clinical Nutrition. O estudo foi feito para analisar se as pessoas que ingeriam leite integral ficavam mais pesadas que as que ingeriam laticínios com baixo teor de gordura. Participaram do experimento 18.348 mulheres, que foram acompanhadas, em média, durante 11 anos. Todas faziam parte do Grupo de Estudo de Saúde das Mulheres, iniciada na Harvard Medical School em 1993.

Os resultados apontaram que as mulheres que consumiam leite integral e derivados integrais apresentaram risco 8% menor de ter excesso de peso ou de se tornarem obesas ao final dos 11 anos de estudo em comparação às que consumiam leite e alimentos com baixo teor de gordura.

O segundo estudo foi conduzido ao longo de 15 anos e os resultados foram publicados na edição de 22 de março da revista médica Circulation. Desta pesquisa, participaram 3.333 homens e mulheres adultos. O objetivo foi avaliar a relação entre a ingestão de produtos lácteos ricos em gordura e a chance de desenvolver diabetes.

Os resultados foram surpreendentes: indivíduos que ingeriram mais laticínios com gordura integral apresentaram 44% menos chances de desenvolver diabetes durante os 15 anos do estudo.

Mais calorias em leite integral?

Os dois estudos juntos sugerem que pessoas que consomem, por exemplo, sorvete e leite integral, têm chances significativamente menores de se tornarem obesas e diabéticas em comparação às pessoas que bebem leite com baixo teor ou sem gordura. Mas como isso seria possível, se alimentos com mais gorduras possuem também mais calorias?

Os cientistas ainda não têm certeza das razões, mas a teoria principal é que alimentos com alto teor de gordura nos deixam mais satisfeitos – o que faz com que, ao final do dia, tenhamos consumido menos calorias. A avaliação é que pessoas que aderem a produtos de baixo teor de gordura acabam compensando as baixas calorias com a ingestão de açúcares e carboidratos em excesso. No corpo, eles são convertidos em açúcares e armazenados como gordura.

Outra explicação pode ser que, de alguma forma, a ingestão elevada de gordura faz com que nossos tecidos fiquem mais sensíveis ao hormônio insulina. Desse modo, nossa insulina interna funciona de forma mais eficiente e torna mais fácil para nosso corpo baixar os níveis de açúcar no sangue.

Ainda não há uma conclusão definitiva e novos estudos estão sendo feitos dentro deste tema. Manteremos você sempre informado sobre elas aqui no blog. Até lá, você pode fazer testes com seu próprio corpo, aumentando o consumo de leite integral, queijos e sorvetes com mais gordura, e avaliando os resultados.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Caminhada após refeição pode reduzir risco de diabetes

Um bom motivo para comer abacate

Leite integral pode ser mais saudável was last modified: abril 12th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês