legumes vermelhos saudáveis

10 legumes vermelhos poderosamente saudáveis

Você já parou para pensar nas cores das frutas e verduras que você compra? Quanto mais colorido for o resultado final, maiores os benefícios para sua saúde: menor risco de câncer, menos doenças crônicas e sistema imunológico mais forte.

Frutas e legumes coloridos obtêm suas cores típicas porque contêm grandes quantidades de nutrientes, como antioxidantes, vitaminas e minerais. Cada cor corresponde a nutrientes diferentes, por isso é interessante que você tente comer uma variedade de frutas e vegetais coloridos todos os dias. No post de hoje, destacamos os benefícios dos legumes vermelhos.

De acordo com artigos publicados pela renomada Mayo Clinic (de Rochester, em Minnesota, nos EUA), os vegetais vermelhos são especialmente bons para reduzir o risco de osteoporose e diabetes e diminuir a formação de colesterol no sangue.

A cor vermelha vem principalmente de dois antioxidantes fortes: licopeno e antocianina.

Além dos efeitos observados, o licopeno tem sido demonstrado em múltiplos estudos como benéfico para os olhos, além de atuar contra os danos da fumaça do cigarro e da poluição. Antocianina também foi mostrada para ajudar os olhos e proteger o fígado, assim como para diminuir a inflamação geral e a pressão arterial.

10 legumes vermelhos muito saudáveis

  1. Beterrabas

É um dos legumes mais ricos em antioxidantes. Suas folhas verdes também são super saudáveis, por isso, procure o legume completo nas feiras. Apesar de muito saudável, a beterraba precisa ser consumida com atenção por algumas pessoas. O vegetal contém oxalatos que, em excesso, podem levar a cálculos renais ou cálculos biliares. O melhor é limitar o consumo a 3 vezes por semana.

  1. Repolho roxo

Um estudo recente sugere que o repolho é mais nutritivo quando comido cru. Se cozido, use micro-ondas ou vapor de água.

  1. Tomates

Quando aquecidos em um pouco de óleo, ajudam o corpo a absorver o licopeno.

  1. Pimentão vermelho

Altamente nutritivo, mas também um dos campeões em absorção de pesticidas. Procure orgânico ou lave muito bem antes de consumir.

  1. Rabanete

Também é melhor quando consumido cru. Uma alternativa é fazer em conserva, que ajuda a manter as bactérias intestinais em equilíbrio.

  1. Pimenta vermelha

Especialmente boa para combater a inflamação geral. Também pode ser particularmente boa para ajudar a prevenir o câncer.

  1. Alface Radicchio
  1. Alface vermelha

Muito mais saudável do que alface americano.

  1. Cebolas vermelhas

Mais nutritivo do que as cebolas amarelas.

  1. Batatas vermelhas

Certifique-se de comer as peles, que contêm muita fibra, e onde os antioxidantes são concentrados.

Com esses dez alimentos, você já pode garantir a primeira cor de seu arco-íris alimentar. Fique atento que logo postaremos sobre outras cores de alimentos.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Saiba como usar o microondas para preparar alimentos nutritivos

Leite integral pode ser mais saudável

Esta postagem também está disponível em: Inglês