Mais Saúde

O que ex-fumantes podem fazer para reduzir o risco de enfisema?

Se você é um ex-fumante, uma das razões que pode ter levado você a parar de fumar é que você queria evitar uma doença pulmonar crônica, ou enfisema. Esta é uma doença crônica difícil e debilitante, e alguns casos pioram tanto que a pessoa precisa usar oxigênio constante.

Se você fumou e parou, parabéns, você diminuiu o risco de doença pulmonar crônica. Mas não se sinta muito confortável. Dependendo de quanto e por quanto tempo fumou, você ainda pode ter uma chance muito maior de desenvolver enfisema.

Um dos exemplos famosos é o do ator Leonard Nimoy (Star Trek), que desenvolveu enfisema 30 anos depois de parar de fumar. Mas, em geral, o risco diminui com o passar dos anos.

Cigarro, alimentação e o risco de enfisema

Naturalmente, o primeiro passo é parar de fumar. Também é recomendado melhorar a dieta – comer mais frutas e vegetais. Esses cuidados podem diminuir significativamente o risco de desenvolver enfisema nos anos após o abandono do cigarro.

Uma pesquisa que acaba de ser publicada na revista médica Thorax estudou mais de 44.000 homens suecos, com idade entre 45 e 79 anos, por um período de 13 anos. Quase 2 em cada 3 eram ex-fumantes, e cerca de 1 em cada 4 ainda fumava no período do estudo.

Os pesquisadores correlacionaram os hábitos de fumar dos voluntários com a dieta, e analisaram as possibilidades de que desenvolvessem doença pulmonar crônica.

Os resultados mostraram que se o voluntário comia 5 ou mais porções de frutas e vegetais por dia, o risco de desenvolver doença pulmonar debilitante era 34% menor do que os homens que comiam menos de 2 porções por dia. E para os homens que ainda estavam fumando, mas comiam pelo menos 5 porções por dia, o risco era 40% menor do que os homens fumantes que comiam poucas frutas ou legumes.

Um dos motivos para essa redução nos riscos de desenvolver enfisema pode estar relacionado à quantidade elevada de antioxidantes nestes alimentos. Os antioxidantes parecem ajudar a prevenir a degradação do tecido pulmonar que pode levar ao enfisema em fumantes e ex-fumantes.

Conselho para fumantes ou ex-fumantes

Se você é um fumante, pare. A cada ano que você fuma, você aumenta a chance de desenvolver enfisema. Quanto mais cedo você parar, mais cedo seus pulmões começarão a melhorar.

Se, por qualquer motivo, você ainda é incapaz de parar, ou se você já foi um fumante, mesmo anos atrás, o conselho é comer pelo menos 5 porções de frutas ou legumes por dia. Quanto mais melhor.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Castanhas podem reduzir risco de morte

Exercício reduz risco de 13 tipos de câncer

O que ex-fumantes podem fazer para reduzir o risco de enfisema? was last modified: março 14th, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês