Mais Saúde

Por que ervas e especiarias são tão boas para a saúde

Especiarias e ervas têm sido usadas ​​por milhares de anos como uma forma de preservar e dar sabor aos alimentos. Várias também são usadas como medicamentos e base para a indústria farmacêutica. Há mais de 2000 anos, Confúcio aconselhava o consumo de gengibre em todas as refeições para melhorar a digestão.

A maioria das ervas e especiarias usadas no dia a dia, embora não tenham comprovação científica, são muito conhecidas por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e até antitumorais. Algumas provavelmente diminuem o risco de diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.

Especiarias x ervas

Qual é a diferença entre uma especiaria e uma erva? Ervas são derivadas das folhas das plantas, enquanto as especiarias são derivadas de outras partes, como raízes, cascas ou sementes.

A principal razão pela qual ambas são tão saudáveis ​​é que, em alguns casos, elas possuem maior concentração de nutrientes chamados polifenóis. Além de combater o estresse oxidativo que nossas células enfrentam constantemente, os polifenóis melhoram a função das enzimas celulares e ajudam a regular os receptores na superfície de nossas células.

Benefícios práticos de especiarias e ervas

Além de poder nos ajudar a evitar doenças crônicas ou degenerativas, existem razões mais práticas que reforçam os benefícios do consumo de ervas e especiarias. Sabemos que devemos limitar a gordura, o açúcar e o sal nos alimentos, e elas nos ajudam a fazer isso. A nutricionista Kate Geagan observa que “o uso de ervas e especiarias expande sua paleta de sabores sem adicionar calorias extras, e pode diminuir a quantidade de sal, gordura e açúcar que você usa sem sacrificar o sabor”.

Além disso, uma comida sem graça e sem tempero pode nos deixar sem satisfação – e acabamos comendo mais para tentar satisfazer o nosso gosto. Alimentos que são bem temperados nos satisfazem em quantidades menores (= menos calorias).

Quais são as especiarias ​​e ervas mais saudáveis?

As melhores pesquisas indicam que açafrão, canela, pimentas, gengibre, alho e salsa estão entre os mais saudáveis (embora o alho seja tecnicamente um vegetal). Abaixo você encontra alguns links para artigos específicos sobre alguns destes temperos, se você quiser saber mais detalhes.

Mas não se limite apenas a essas especiarias e ervas. Escolha e use aqueles que você gosta – e, em geral, quanto mais, melhor. Use mais destes pequenos pedaços de polifenóis e menos sal e açúcar. Guarde-os adequadamente, longe de calor, umidade e luz, e fique atendo para o prazo de validade. Use-os secos ou frescos, o que você preferir. Use-os sem medo. Sua saúde agradece.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

10 motivos para comer chocolate escuro todos os dias

5 razões para começar a comer pasta de amendoim

Por que ervas e especiarias são tão boas para a saúde was last modified: março 10th, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês