chocolate escuro e saúde

10 motivos para comer chocolate escuro todos os dias

Se você acompanha nosso blog, já deve ter percebido que o chocolate escuro é um dos alimentos saudáveis favoritos. Hoje apresentamos 10 razões para comer um pouco de chocolate escuro todos os dias – por prazer e para melhorar a sua saúde.

Observe que estamos falando de chocolate escuro, que são aqueles que têm 70% ou mais de cacau em sua composição. Um barra comum, que tem muito menos conteúdo de cacau, é apenas um doce, sem benefícios. Já os chocolates com 70% ou mais de cacau apresentam benefícios para a saúde que são muito maiores que quaisquer aspectos negativos.

Também é preciso ter cuidado com o quanto você come, uma vez que o chocolate é um alimento de alta caloria. Se você comer cerca de 25 gramas (1/4 de uma barra de 100 gramas), você está consumindo cerca de 130 calorias. Não é muito, mas já é o suficiente para muitas pessoas.

A principal razão do chocolate escuro ser tão saudável é que o cacau é cheio de flavonóides, químicos antioxidantes potentes. Adaptamos a lista a seguir do Centro Médico Keck (Universidade do Sul da Califórnia) e da Harvard Medical School.

1) O chocolate faz você se sentir melhor

Ele contém feniletilamina, um produto químico que o cérebro cria quando você está se apaixonando. A feniletilamia, em seguida, incentiva a liberação de endorfinas, que fazem você se sentir bem.

2) Ajuda o cérebro

Estudos têm demonstrado que o cacau melhora o fluxo sanguíneo do cérebro e diminui o risco de declínio cognitivo na demência.

3) Bom para o coração

O chocolate ajuda a manter as artérias flexíveis e desencoraja os glóbulos brancos de aderir às paredes arteriais. Tudo isso diminui o acúmulo de placa de aterosclerose.

4) Reduz o risco de acidente vascular cerebral e diabetes

De acordo com o British Journal of Nutrition, comer uma pequena quantidade de chocolate escuro a cada dia diminui o risco de AVC. Outros estudos mostram que também diminui o risco de diabetes, mantendo os tecidos sensíveis à insulina.

5) Ricos em minerais e fibra

Além de todos os antioxidantes, o chocolate tem muita fibra e minerais benéficos, como potássio, zinco e selênio. Ele também tem um teor de ferro significativo.

6) Melhora o perfil lipídico no sangue

Vários estudos têm mostrado que a variedade escura ajuda a aumentar o colesterol HDL (bom), enquanto diminui o colesterol LDL (ruim).

7) Bom para a pele

Apesar do que é comumente pensado, as pesquisas mostraram que, para a maioria das pessoas, o chocolate não aumenta o risco de problemas de pele. Na verdade, os flavonóides ajudam a prevenir os danos causados ​​pelos radicais livres da radiação UV.

8) Menos estresse para as mulheres grávidas

Um estudo recente da Finlândia mostrou que as mulheres grávidas que comiam chocolate diariamente tinham menos estresse, e que os bebês delas sorriam mais que outros bebês.

9) Pode ajudar seus exercícios

Como descrevemos aqui, um estudo mostrou que comer 40 gramas de chocolate escuro diariamente durante duas semanas melhorou o desempenho aeróbio dos voluntários de 10% a 15%.

10) Seguro contra crianças

Muitas pessoas que guardam chocolate em casa têm de se preocupar com outras pessoas, especialmente as crianças, “roubando” chocolate. A maioria das crianças – e grande parte dos adultos – não gosta do sabor mais amargo do chocolate escuro, por isso, é menos provável que seu estoque “encolha”.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Deficiência de vitamina B12: uma epidemia silenciosa

Mais 8 benefícios do chá verde para a saúde

Esta postagem também está disponível em: Inglês