Mais Saúde

Cinco razões para comer mais salsa

Em muitas culturas, a salsa é usada apenas como um enfeite, mas a salsa é realmente um legume super nutritivo que merece mais atenção. Aqui estão 5 razões para fazer da salsinha um ingrediente constante em sua dieta.

1) Reduz o risco de câncer relacionado à carne assada

Muitas pessoas gostam daquela crosta escura que fica ao redor da carne cozida, feita na panela ou em um bom churrasco. Mas você sabia que este hábito comprovadamente aumenta o risco de câncer? Felizmente, você pode combater com a salsinha, cheia de fortes antioxidantes, os efeitos cancerígenos de carnes carbonizadas.

O alto calor de cozimento da carne cria substâncias químicas chamadas aminas heterocíclicas, que podem causar mutações no nosso DNA, levando a possível câncer de próstata, pâncreas ou cólon. Para reduzir substancialmente esse risco, você pode marinar a carne com salsa e cebolinha em vinagre antes de prepara-la. Você também pode adicionar outras ervas, como alho, orégano, alecrim, manjericão ou tomilho, que aumentam a eficácia e o sabor da marinada.

2) Salsa é repleta de antioxidantes especiais

A salsa tem altas concentrações de certos antioxidantes que não são encontrados em muitos outros alimentos. Estes antioxidantes incluem “óleos voláteis”, como mirristicina, e flavonoides, como luteolina. Esses produtos químicos ajudam a diminuir os danos causados ​​às células pelos radicais livres oxigenados e podem reduzir o risco não só de câncer, mas também de aterosclerose, diabetes e asma.

3) É uma rica fonte de nutrientes para melhorar os ossos

30 gramas de salsa têm apenas 11 calorias, mas também 550% de nossa necessidade diária de vitamina K. Importante para a coagulação do sangue, esta vitamina é cada vez mais considerada vital para a saúde óssea. Aparentemente, ela estimula a absorção de cálcio e pode ajudar a diminuir o risco de osteoporose pós-menopausa.

4) Possui mais vitamina C que laranjas e mais ferro que espinafre

Além da vitamina K, a salsa é uma excelente fonte de vitaminas A e C, e de ácido fólico, uma vitamina B que divide a homoscisteína em nosso sangue para compostos inativos. A homocisteína ​​é um aminoácido que conseguimos principalmente com o consumo de carne. É algo que não queremos em excesso, uma vez que pode atacar as paredes dos vasos sanguíneos.

5) Salsa ajuda a digestão

A fibra presente na salsa estimula o nosso processo digestivo e ajuda a limitar a quantidade de colesterol que absorvemos dos alimentos. Algumas pessoas acham que ela também ajuda a controlar o mau hálito (embora pesquisas sugiram que beber chá verde pode ser mais eficaz nesse desafio).

Cuidados

Apesar de todos os benefícios, a salsa deve ser consumida com moderação por mulheres grávidas, já que ela pode causar contrações uterinas. E se você toma algum medicamente que afeta a coagulação do sangue (como Coumadin), converse com seu médico antes de aumentar o consumo de qualquer alimento rico em vitamina K, como a salsa.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Os benefícios do chocolate escuro para as artérias

Azeite de oliva extra-virgem pode diminuir risco de câncer de mama

Cinco razões para comer mais salsa was last modified: janeiro 24th, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês