carne branca mais saudável

Por que carne branca é mais saudável?

Todos sabemos que a carne branca é mais saudável que a carne vermelha, mas que problemas o excesso de consumo de carne vermelha pode causar?

Estudo publicado em 9 de maio no British Medical Journal analisou os hábitos alimentares e as doenças de mais de 530.000 homens e mulheres com idades entre 50 a 71. Durante 16 anos, a pesquisa avaliou a quantidade de carne branca ou vermelha que cada pessoa comeu em média e correlacionou o consumo com as doenças que apresentaram ao longo do tempo.

Doenças que resultam de muita ingestão de carne vermelha

Todos os participantes da pesquisa foram divididos em cinco grupos, classificados de acordo com a quantidade de carne vermelha que consumiam. Os resultados mostraram que as pessoas que estavam no grupo de maior consumo de carne vermelha (20% do total), incluindo carnes processadas e não processadas, apresentaram risco 26% maior de morrer das seguintes doenças:

Doença hepática crônica

Doença renal

Diabetes

Infecções

Acidente vascular cerebral

Doença cardíaca

Câncer

Doença respiratória

Os voluntários que comeram mais carne branca tiveram cerca de 25% menos risco global de morrer durante o estudo de 16 anos. Antes de discutirmos os motivos, vamos rever a diferença entre carnes vermelhas, brancas e escuras.

Carne vermelha: inclui, mais notavelmente, carne bovina e de cordeiro, mas também porco. Apesar de alguns cozinheiros considerarem porco uma carne branca, nutricionalmente é uma carne vermelha porque têm mais da proteína mioglobina (vermelha e rica em ferro).

Carne branca: inclui aves e peixes (exceto algumas partes, classificadas a seguir).

Carne escura: inclui certas partes das aves, principalmente pernas e asas. São consideradas carnes escuras porque contêm níveis mais elevados da proteína vermelha mioglobina.

Por que carnes vermelhas e escuras não são tão saudáveis?

Estas carnes não são tão saudáveis porque aumentam a inflamação geral e a produção de radicais livres no corpo. Sabemos que os antioxidantes são bons para nós, mas as carnes vermelhas e escuras agem de uma forma que é o oposto dos antioxidantes. Isso acontece porque elas contêm o composto de ferro “heme”, bem como nitratos e conservantes de nitrato (em carnes processadas).

Enquanto heme é bom para fortalecer o nosso sangue, também tem esses efeitos negativos. Uma ingestão moderada de heme é boa, mas muito causa inflamação e estresse oxidativo no corpo, levando às doenças mencionadas acima.

Por que a carne branca é mais saudável?

 A carne branca não têm nitratos e têm muito menos do composto heme do que carnes mais escuras. Eles não levam à inflamação e ao estresse oxidativo das outras carnes.

Por que as aves de cor escura são menos saudáveis?

As partes escuras das aves são escuras porque são um tipo diferente de tecido muscular – são os músculos que o pássaro usa para se mover (pernas e asas). A carne escura não é totalmente insalubre. Ela contém mais ferro do que a carne branca e também mais zinco e vitaminas do complexo B. Mas a carne escura também tem mais calorias do que a carne branca, e significativamente mais gordura saturada.

Como evitar as doenças?

 Se você quiser diminuir as chances de desenvolver as 8 doenças listadas, consuma mais carne branca do que carnes escuras ou vermelhas. Não é necessário evitá-las por completo, se você não conseguir, apenas tente priorizar as partes brancas de aves e consumir mais peixe, que é ainda melhor, por ser rico em ômega-3.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Leite integral pode ser mais saudável

Esta postagem também está disponível em: Inglês