Mais Saúde

Mais um bom motivo para comer brócolis

O brócolis é um dos vegetais mais saudáveis. Recentemente, um grupo de cientistas suecos descobriu mais um potencial benefício dele para a saúde. Segundo a pesquisa conduzida, o extrato concentrado de brócolis é efetivo na redução dos níveis de açúcar no sangue em diabéticos.

O estudo, feito na Universidade de Gotemburgo, partiu de pesquisas anteriores que sugeriam que um componente no brócolis era útil nos diabéticos. Sabendo disso, os pesquisadores buscaram isolar um extrato natural de brócolis que fosse eficaz e mais seguro do que a medicação oral padrão para diabéticos, a metformina. Cerca de 15% das pessoas não podem tomar metformina devido aos riscos de efeitos colaterais nos rins.

Dirigida pelo médico pesquisador Anders Rosengren, a equipe sueca realizou experiências em culturas celulares e identificou o composto sulforafano como a substância no brócolis com as características buscadas. Em seguida, eles testaram o sulforafano em ratos diabéticos e descobriram que a substância baixou os níveis de açúcar no sangue da mesma forma que a medicação metformina padrão.

Na terceira fase do estudo, os pesquisadores recrutaram 97 adultos diabéticos – a maioria deles já fazia tratamento com metformina. Metade do grupo tomou um comprimido concentrado de extrato de brócolis diariamente enquanto a outra metade tomou um placebo. Os resultados mostraram que o extrato de brócolis funcionou bem para baixar o açúcar no sangue – diminuindo os níveis 10% a mais que a metformina isolada.

Os pesquisadores também perceberam que a substância funcionou melhor nos diabéticos mais obesos e que não estavam com a doença controlada de outra forma – alguns dos pacientes mais difíceis de se tratar. Não houve efeitos colaterais significativos.

Posso diminuir a diabetes comendo brócolis?

A pesquisa é um avanço, mas, por enquanto, apresenta um único problema. A quantidade de sulforafano que os sujeitos do estudo receberam diariamente é equivalente a 4 a 5 quilos de brócolis. No entanto, a Swedish Farmer’s Association trabalha com os pesquisadores e confia que, dentro de 2 anos, terá um extrato de brócolis comercialmente disponível, com sulforafano concentrado, efetivo e seguro para os diabéticos.

Comer brócolis continua sendo saudável

De qualquer forma, é importante lembrar dos demais benefícios deste legume para nossa saúde. Ele é rico em antioxidantes, como beta caroteno, luteína e zanxantina, que ajudam a prevenir a degeneração macular nos olhos. Também é uma boa fonte de vitaminas, especialmente K e C, bem como folato e minerais necessários (como cromo e manganês). Além de ser uma ótima fonte de fibra, há evidências de que os benefícios nutricionais gerais deste vegetal podem reduzir o risco de vários tipos de câncer, especialmente da próstata, cólon, mama, bexiga e ovários. Como um bônus, ele parece baixar os níveis de LDL (o colesterol “ruim”), o que beneficia o sistema cardiovascular.

Como escolher e cozinhar corretamente o brócolis

Procure as cabeças e folhas verdes mais uniformes e mais escuras, pois possuem maior conteúdo antioxidante. Armazene-o na geladeira em uma bolsa selada com o mínimo de ar para evitar a degradação dos nutrientes. Não corte até que esteja pronto para cozinhar. O método encontrado para melhor preservar os nutrientes é o vapor por quatro minutos – e, se quiser consumir o líquido do cozimento, ele também é altamente nutritivo.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

O elo entre diabetes e doença de Alzheimer

Dieta rica em potássio ajuda a evitar pressão alta

Mais um bom motivo para comer brócolis was last modified: junho 27th, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês