comidas que aceleram o metabolismo

Alimentos e bebidas que aceleram o metabolismo

Todos sabemos que não existem “balas mágicas” que nos façam queimar calorias e perder peso sem esforço algum. Todo processo de perda e manutenção de peso exige a prática de exercícios associada a uma boa alimentação. Mas há bebidas e alimentos que ajudam a acelerar nosso metabolismo e favorecem esse processo.

Grande parte do nosso metabolismo é ditado por características que não podemos mudar: nossos genes, gênero e idade. O que podemos é mudar o que comemos e bebemos e como nos exercitamos. Certos alimentos exigem mais gastos de energia para serem digeridos e processados, o que ajuda a acelerar nosso metabolismo. E alguns alimentos contêm componentes químicos que estimulam nosso sistema.

Alimentos e bebidas que impulsionam o metabolismo

1) Chá verde

O chá verde contém uma alta concentração de polifenóis antioxidantes, especialmente galato de epigalocatequina (EGCG), que parece intensificar a queima de gordura. Também possui uma quantidade modesta de cafeína, outro estimulante potente.

2) Café

O principal benefício do café para o metabolismo é a cafeína, que acelera muitos dos nossos processos corporais. Enquanto o café está cheio de antioxidantes, ele não possui EGCG – o que faz com que o chá verde ajude a queimar mais gordura. Por isso, se você gosta, considere combinar os dois: beba doses mais alta de cafeína pela manhã e chá verde no final do dia ou à noite.

3) Pimenta

A pimenta caiena é a considerada a mais potente para acelerar o metabolismo, mas qualquer pimenta que contenha capsaicina age da mesma forma. A capsaicina (que não é encontrada na pimenta do reino, por exemplo) pode ajudar a reduzir o apetite como benefício adicional. O gengibre também pode acelerar o metabolismo, mas não com tanta intensidade como a capsaicina.

4) Proteínas

Alimentos ricos em proteínas, como carne magra, salmão, atum, frango magro, ovos, nozes, whey e lentilhas, são bons porque a proteína exige o máximo de trabalho para ser processada pelo corpo. De 20% a 30% das calorias das proteínas são usadas para digerir e metabolizar o alimento (termogênese). Em comparação, apenas de 3% a 10% das calorias de carboidratos e gorduras são dedicadas à termogênese.

As proteínas contêm aminoácidos, os blocos de construção dos nossos músculos, e quanto mais músculo você tiver, mais rápido será seu metabolismo. O músculo requer mais energia para funcionar, por isso queima mais calorias do que células de gordura. O ferro presente em muitas proteínas também dá um estímulo adicional.

5) Lácteos

O cálcio está envolvido na maioria das vias metabólicas. Alimentos com alto teor de cálcio, como leite, estimulam esses processos. Quando combinado com vitamina D (como nos ovos), absorvemos o cálcio melhor.

6) Água

Se você está suavemente desidratado, seu metabolismo diminui. Beber muita água ao longo do dia aumenta significativamente a sua taxa metabólica.

7) Grãos inteiros

O pão branco (incluindo o pão francês) e as massas brancas são feitos de grãos processados, como se já fossem “pré-digeridos”. Portanto, seu corpo não precisa fazer muito trabalho para incorporá-los ao seu sistema. Eles são absorvidos rapidamente e facilmente convertidos em açúcar no sangue. Além de serem mais saudáveis por uma série de outros motivos, grãos inteiros e não processados fazem seu corpo trabalhar mais quando são digeridos. Logo, você queima mais calorias no processo.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

O poder da pimenta

Afinal, erva-mate faz bem ou faz mal?

Esta postagem também está disponível em: Inglês