Mais Saúde

Adoçantes ajudam a perder peso?

Sabemos que muito açúcar em nossa dieta não é saudável. Nós mesmos, aqui na ProcuraMed, estamos tentando consumir menos açúcar e substituí-lo por adoçantes. Mas será que essa é a melhor escolha? Uma nova pesquisa, realizada no Canadá, aponta para o contrário e afirma que eles podem, inclusive, levar ao ganho de peso.

O estudo foi publicado em julho de 2017 no Canadian Medical Association Journal. Neste “meta-estudo”, os pesquisadores analisaram 37 estudos anteriores sobre como os adoçantes afetam nossos corpos (totalizando 405.907 pessoas envolvidas). Eles combinaram os resultados para chegar a grandes conclusões.

Resultados

Os resultados indicaram que as pessoas que consumiam uma ou mais bebidas artificialmente adoçadas por dia eram, no final, ligeiramente mais propensas a ganhar peso, desenvolver pressão sanguínea alta, diabetes, síndrome metabólica e ter mais “eventos cardiovasculares” (como ataques cardíacos) do que pessoas que não usavam adoçantes.

Os pesquisadores chamam esses resultados de “contra-intuitivos”, mas isso é o que a análise mostrou. Isso significa que devemos voltar para o açúcar? Não. Mas primeiro, por que os adoçantes, mesmo sem calorias, podem nos fazer ganhar peso?

Por que os adoçantes podem não ser tão saudáveis

Felizmente, muitos outros estudos foram feitos essencialmente provando que os adoçantes não levam ao câncer, como algumas pessoas podem pensar. No entanto, se este estudo atual estiver correto, o uso de edulcorantes não ajuda as pessoas a perder peso.

Vários outros estudos na última década indicaram cautela sobre uma possível associação entre o uso de adoçantes com um ganho de peso, mas esse estudo canadense é o maior deles. Os cientistas não sabem por que isso acontece. Mais estudos estão em progresso para entender o porquê, mas aqui estão as principais teorias:

1) O uso de adoçantes muda o microbioma bacteriano em nosso intestino, que de alguma forma nos faz absorver mais calorias

2) Se usarmos adoçantes, podemos sentir que não há problema em exagerar um pouco em outros alimentos

3) Os adoçantes podem realmente aumentar nosso desejo por alimentos doces

4) Os adoçantes mudam a forma como nosso corpo metaboliza os açúcares

Então, o que fazer?

Voltar aos açúcares não é um bom plano. O autor principal do estudo, o Dr. Meghan Azad, do departamento de pediatria da Universidade de Manitoba, no Canadá, diz: “Eu costumava ser uma pessoa que colocava o adoçante Splenda no meu café todos os dias. Agora eu apenas uso leite”.

É você quem pode tomar sua própria decisão sobre usar ou não adoçante. Nós, aqui no ProcuraMed, estamos reduzindo lentamente o uso – também reduzimos o consumo de refrigerantes e usamos açúcar em quantidades reduzidas. Ninguém é perfeito e, como muitas pessoas dizem, a vida não vale a pena ser vivida se você tiver que desistir de tudo. Nós apenas fazemos o melhor que podemos para minimizar as coisas insalubres e maximizar as coisas saudáveis, como o exercício e a comida boa.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Então o suco de fruta não é realmente saudável… quais são as alternativas?

Como a redução de açúcar melhora a saúde das crianças em 10 dias

Adoçantes ajudam a perder peso? was last modified: agosto 25th, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês