Mais Saúde

9 dicas para adicionar cúrcuma (açafrão) à sua dieta

A cúrcuma é o campeão em popularidade entre os alimentos funcionais supersaudáveis, como vimos em nosso último post. Muitos estudos sugerem que o uso dessa especiaria na dieta diária, embora não comprovado, pode trazer benefícios significativos para a saúde.

O grande desafio é que a curcumina, substância principal da raiz de cúrcuma, não é bem absorvida pelo organismo. Mas existem truques para melhorar isso e maximizar os benefícios. Confira alguns:

1. Substitua curry por açafrão

O pó de curry contém cúrcuma, que dá a cor amarela intensa do tempero. Mas, se for possível, substitua-o por açafrão em pó, que contém teor mais elevado de curcumina.

2. Prefira raíz de cúrcuma crua

Não é muito comum, mas é possível encontrar raiz de cúrcuma fresca em supermercados ou em feiras. Ela parece com uma pequena cenoura e é recomendado que seja armazenada na geladeira. Ela pode ser usada crua, cortada em pedaços e adicionados à comida. Também é possível lavar bem e moer em um processador, ou ferver e deixar que seque naturalmente.

3. Misture com pimenta do reino e/ou óleo para melhorar a absorção

Adicionar pimenta do reino ao açafrão aumenta a absorção e a biodisponibilidade da curcumina em até 2.000%. Você não precisa acrescentar muito, apenas algumas pitadas para cada porção.

A curcumina é solúvel em gordura, por isso, é possível aumentar os resultados adicionando cúrcuma ou açafrão a algum óleo ou azeite. Você pode fritar a raiz em óleo de girassol ou, melhor ainda, de canola e, em seguida, adicionar legumes. Ou misturar com azeite extra virgem, que fica mais saudável quando consumido sem cozimento.

4. Doses fracionadas

A maioria dos estudos que mostram os benefícios da curcumina envolvem doses grandes de consumo diário. Para um adulto, de 1,5 a 3 gramas por dia seria ótimo. Para melhorar os resultados, é possível fracionar essa quantidade e consumir em várias refeições. Assim, os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios permanecem trabalhando em seu corpo

5. Pasta de cúrcuma

Misture raiz de açafrão-da-terra com água, azeite extra virgem e pimenta preta. Experimente para encontrar a melhor combinação de sabor. Armazene essa pasta em um recipiente fechado em sua geladeira por até 2 semanas. Com essa mistura, você terá uma fonte rápida para adicionar a vários alimentos.

6. Cúrcuma vai bem com tudo, inclusive com pipoca

Adicione um pouco da pasta, fatias da raiz ou cúrcuma em pó a uma frigideira quando cozinhar legumes, arroz ou grãos, ovos, sopas, ou misturado com um pouco de azeite sobre a pipoca (e alguns pitadas de pimenta).

7. Boas receitas no Pinterest

No Pinterest, procure por “açafrão” ou “tumeric” e você vai encontrar uma grande variedade de receitas de pães, bolos, biscoitos, sopas, smoothies, chás e muito mais.Experiemente açafrão latte

8, Está na moda e é bem simples de fazer.

Você pode procurar uma receita diferente no Pinterest ou experimentar a nossa sugestão:

Misture todos os ingredientes no liquidificador em alta velocidade até ficar homogêneo. Despeje em uma panela pequena e aqueça de 3 a 5 minutos em fogo médio, até ficar bem quente, mas não fervente.

9. Use com cuidado

A cúrcuma pode “afinar” o sangue, por isso, evite consumir antes de ser submetido a alguma cirurgia. Também é importante verificar com seu médico se você pode consumir à vontade, especialmente se você toma anticoagulantes, faz quimioterapia, tem problemas de vesícula, toma medicamentos para a diabetes ou doenças do estômago.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Açafrão é o termo mais procurado no Google

O poder do chá verde para proteger seu coração

9 dicas para adicionar cúrcuma (açafrão) à sua dieta was last modified: junho 17th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês