Mais Saúde

6 dicas fáceis para dar sabor a alimentos saudáveis

Se você acha que comida saudável significa comida sem graça e sem gosto, este post é para você. Muitas pessoas tentam incluir comidas saudáveis na dieta, mas desistem porque acham os alimentos sem sabor. Uma tigela de quinoa pode ser uma das coisas mais saudáveis do mundo, mas, se não tiver um bom tempero, você provavelmente não vai continuar comendo.

Essas dicas são do renomado chefe de Nova York Seamus Mullen, que escreveu o livro “Como cozinhar com coisas deliciosas pode nos fazer sentir melhor”. Uma década atrás, ele foi diagnosticado com artrite reumatoide, o que limitou seu trabalho. Com base no conceito de que alguns alimentos aumentam a inflamação no corpo, enquanto outros diminuem, ele encontrou uma dieta que melhorou seu bem-estar substancialmente. Considere suas dicas:

Mais especiarias!

Para o Chef Mullen, o que deixa as comidas saudáveis sem graça é a falta de tempero. Lembre-se que as especiarias são pequenos concentrados de antioxidantes. Então, não tenha medo de adicioná-las aos alimentos. Pimentas e pimenta preta recém-moída, por exemplo, são especialmente recomendáveis.

Compre melhor seu sal

Existem agora muitos sais diferentes disponíveis no mercado. Experimente para ver o que você mais gosta. Muitas pessoas acham melhor o sabor do sal do mar, que também é menos processado e possui mais elementos do que sal normal. Outra dica são os sais saborizados, como os com pimentas.

Se você é hipertenso, pergunte ao seu médico, mas para a maioria das pessoas, adicionar uma quantidade modesta de sal aos alimentos não é problema. Na verdade, o assunto de que o sal leva à hipertensão tornou-se controverso, e a tendência da nutrição é que o açúcar é pior para o seu sistema cardiovascular do que o sal. Para a maioria das pessoas, uma colher de chá de sal por dia, adicionada aos alimentos, não deve ser um problema. A questão mais importante é que o sal acaba escondido em muitos alimentos preparados e processados, então, evitar esses alimentos é a melhor maneira de evitar a ingestão excessiva de sal.

Sal em estágios

Ao cozinhar, não adicione um monte de sal ao mesmo tempo, mas faça-o em várias etapas. Prove a comida enquanto você salga e pare quando for o suficiente.

Misture doce, amargo, picante e salgado

Você notou que alguns alimentos preparados combinam “vinagre e sal” ou “manga e chili”? O Chef Mullen aconselha o uso de combinações dos quatro pontos de sabor básicos para transformar alimentos saudáveis em alimentos excitantes.

Faça uma boa apresentação

Pense em como os alimentos são apresentados em bons restaurantes. Os cozinheiros sabem que você pode ter dois pratos, mas o que estiver com os alimentos arrumados com cuidado irá parecer melhor, mesmo que sejam os mesmos alimentos. Use isso a seu favor.

Especiarias frescas

Adicione especiarias enquanto cozinha, e adicione especiarias frescas sobre os alimentos ao servir. O tempero favorito do Chef Mullen é a salsa e pesquisas mostram que ela é uma das especiarias mais saudáveis. Além da salsa e das pimentas, a pesquisa sugere que o alho, o açafrão, o gengibre e a canela também estão entre os mais saudáveis.

A grande lição é: não tenha medo! Apimentar e temperar seus alimentos melhora não apenas o paladar, mas também a sua saúde.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Então o suco de fruta não é realmente saudável… quais são as alternativas?

A relação entre a canela e a Doença de Parkinson

6 dicas fáceis para dar sabor a alimentos saudáveis was last modified: setembro 15th, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês