Mais Saúde

Sete hábitos prejudiciais para o seu cérebro

Maneias de ajudar a manter o cérebro saudável são um tema constante aqui no blog. Hoje, listamos 7 coisas que você pode ter como hábito e que acabam prejudicando seu cérebro. Veja se algum se aplica a você e, em caso afirmativo, experimente as soluções mais saudáveis que sugerimos.

Não dormir o suficiente

Pesquisas médicas mostram que o sono é mais importante para a saúde cerebral do que era anteriormente conhecido. A privação crônica do sono parece ser outro fator de risco para a demência, bem como para a obesidade e certos tipos de câncer. Um dos grandes vilões do sono são as telas digitais antes de dormir – como tablet e celular. Você costuma ficar olhando algum dispositivo na cama? Ele pode estar tirando seu sono.

Música alta nos fones de ouvido

Apenas 30 minutos de música de volume máximo contínuo usando a maioria dos fones de ouvido causará uma pequena quantidade de perda auditiva permanente, que se somará cada vez que você estiver exposto. Quando as pessoas chegam à meia idade sem ouvir bem, começam a perder conversas e suas interações sociais sofrem. Isso faz com que seu cérebro lentamente perca algum volume. Felizmente, muitos smartphones permitem que você limite o volume de seus fones de ouvido. Como regra geral, tente limitar o volume a 60% do máximo.

Junk food em excesso e o seu cérebro

Muitos refrigerantes, doces e alimentos gordurosos – especialmente aqueles com gorduras trans, como lanches embalados (batatas fritas, biscoitos) – demonstraram, ao longo do tempo, encolher as partes do cérebro relacionadas com novas aprendizagens e memória. Na próxima vez que você sentir a necessidade de um lanche, experimente algumas frutas ou nozes, quais são alimentos saudáveis para o cérebro.

Muito tempo sozinho

As conexões sociais são importantes para manter seu cérebro jovem. A solidão pode matá-lo lentamente. As conexões em redes sociais, como o Facebook, não são tão boas como conhecer outra pessoa cara a cara. É sempre melhor e mais saudável manter alguns bons amigos que você pode encontrar pessoalmente do que enviar mensagens de texto para muitas pessoas que você raramente vê. Tente encontrar amigos para ir dançar, fazer exercícios, praticar esportes ou jogar cartas.

Não se mover o suficiente

Se você se sentar a maior parte do dia, você não apenas ficará mais propenso a desenvolver gordura em torno de seu abdômen e órgãos internos, mas seu cérebro também sofrerá. Quando você está sentado e frente ao computador ou no sofá, levante-se e dê alguns passos a cada 30 minutos. Isso é importante para corpo e cérebro. Além disso, caminhe (ou faça exercícios aeróbicos) por pelo menos 30 minutos, três ou mais vezes por semana.

Não há luz solar suficiente

Estar fora da casa, na luz solar, é importante para o seu humor. Se você passar muito tempo dentro de casa, prejudicará sua saúde física e mental. A exposição à luz solar é a melhor maneira de obter a Vitamina D, essencial para corpo e mente fortes. Basta usar protetor solar quando você vai à praia ou está fora por mais de 20 minutos. Como a maioria das coisas na vida, a moderação é a chave.

Fumar

Fumar é terrivelmente prejudicial para todos os vasos sanguíneos, incluindo os que estão dentro do seu cérebro. Então, se você ainda fuma, pense sobre os benefícios que o abandono do cigarro pode oferecer. Uma coisa que você não quer ao envelhecer é um fluxo sanguíneo restrito para o seu cérebro, não é mesmo?

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Saiba como a luz errada pode tirar seu sono

Dez fatos sobre zumbido nos ouvidos

Sete hábitos prejudiciais para o seu cérebro was last modified: agosto 29th, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês