Prevenção da demência e de Alzheimer

12 maneiras para ajudar prevenir a doença de Alzheimer

Dia após dia, pesquisadores em todo o mundo trabalham para encontrar medicamentos que possam prevenir e tratar a demência e a doença de Alzheimer. Até agora, nenhum deles deu bons resultados. É quase certo que dentro de 10 anos teremos melhores tratamentos, mas, por enquanto, o melhor que podemos fazer é tentar prevenir a doença otimizando a dieta e o estilo de vida.

A Academia Nacional de Ciências e Medicina (EUA) acaba de lançar um relatório intitulado Prevenção do declínio cognitivo e da demência, que resumiu o que sabemos atualmente.

Eles concluíram que havia apenas três maneiras principais de ajudar, que listamos a seguir. É importante saber que a Academia Nacional é uma organização cuidadosa e conservadora, e apenas cria listas com muita pesquisa que apoie os resultados. Embora existam muitas outras coisas que você possa fazer, mas que não têm muita pesquisa que comprove, enumeramos apenas aquelas que seguem as recomendações da Academia Nacional.

Prevenção da demência e de Alzheimer

Controle a pressão arterial

Você pode imaginar o dano aos pequenos vasos em seu cérebro depois de anos de pressão alta sangrando em sua cabeça. O controle da pressão parece ser mais importante na meia idade, dos 35 aos 65 anos. Infelizmente, como ela é uma “doença silenciosa”, a maioria das pessoas com hipertensão não tem consciência de que têm a doença, ou, se estão sendo tratadas, não costumam tomar os remédios adequadamente.

O relatório dá o alerta: verifique sua pressão ocasionalmente e, se você receber medicamentos prescritos, siga fielmente o tratamento. Uma boa dieta e exercícios também podem ajudar a diminuir a pressão, mas, para muitas pessoas, a medicação diária é necessária para evitar danos prolongados ao cérebro, aos rins e ao coração.

Treinamento cerebral

Isso pode incluir: aprender uma segunda língua, jogar cartas, palavras cruzadas, fazer cursos universitários ou on-line, aprender a tocar um instrumento e ler livros. Ser social com os outros também exige manter seu cérebro em forma. Se você assistir TV durante toda a noite, ao longo do tempo provavelmente você terá enfraquecido suas habilidades de pensamento (assim como seu corpo).

Exercício

Dançar é uma maneira particularmente boa de fortalecer seu cérebro, pois envolve movimentos complexos ao mesmo tempo em que se escuta música e se socializa. Escolha exercícios que você goste e pratique regularmente — esportes, natação, ciclismo, caminhadas, o que quiser.

Outras medidas que podem ajudar

Embora não exista nenhuma maneira segura de prevenir a doença de Alzheimer, quanto mais dessas coisas você puder fazer, melhor!

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Deficiência de vitamina B12: uma epidemia silenciosa

Quando devo fazer exercício para melhorar a memória?

Esta postagem também está disponível em: Inglês