Mais Saúde

O que é klotho e o que faz para nossa saúde?

Você sabe o que é klotho? Se você nunca ouviu falar, não se sinta mal. Nós, na ProcuraMed, lemos quase tudo que sai de novo em medicina, mas não havíamos ouvido falar dele até recentemente. Soubemos em um estudo publicado há poucos dias que mostrou que o klotho conseguiu reverter as alterações cerebrais na doença de Alzheimer.

Os estudos foram feitos em camundongos, mas há otimismo de que possa funcionar também em doenças neurológicas humanas. Até agora, houve pouco sucesso mostrando que qualquer coisa pode reverter o cérebro depois Alzheimer, então o klotho poderia ser um grande avanço.

O que é klotho

Klotho é uma proteína que, em seres humanos, é produzida principalmente nos rins, mas uma pequena quantidade também é feita no cérebro. Circula no sangue como um hormônio, influenciando vários sistemas, como insulina e metabolismo da vitamina D, bem como o funcionamento do cérebro.

Nossos níveis de klotho diminuem à medida que envelhecemos. Pesquisas anteriores mostraram que algumas pessoas têm genes que lhes permitem produzir mais klotho do que outras. Pessoas com níveis mais altos de klotho tendem a viver mais tempo e manter o funcionamento do cérebro melhor do que a maioria das pessoas.

Pesquisa do cérebro

O estudo foi feito pelo Instituto de Neurociências da Universidade da Califórnia, em São Francisco. Até então, nenhum pesquisador havia injetado a substância em animais para ver se poderia reverter a doença de Alzheimer. Os cientistas deram klotho a três conjuntos diferentes de camundongos: camundongos jovens, camundongos de 18 meses (equivalente a um homem de 65 anos de idade) e camundongos que foram geneticamente criados para sofrer alterações cerebrais destrutivas observadas na doença de Alzheimer e Parkinson.

Dentro de 2 horas após a injeção de klotho, os três conjuntos de camundongos apresentaram melhora significativa na memória espacial e de curto prazo. Uma vez que você não pode administrar um teste de QI para camundongos, a forma como isso é medido é desafiar e observar como eles exploram vários labirintos.

Quando os ratos receberam exercícios contínuos de treinamento cerebral após uma injeção, os efeitos positivos duraram duas semanas. Klotho melhorou o funcionamento na parte do cérebro do hipocampo, crítica para a aprendizagem e a memória. Eles acreditam que a proteína melhorou a comunicação entre os nervos em suas conexões sinápticas – de modo que os nervos poderiam transmitir seus sinais de forma mais rápida e clara.

Infelizmente, nem tudo o que funciona em ratos também funciona em seres humanos, mas os pesquisadores estão otimistas, já que klotho ocorre naturalmente em seres humanos, e é improvável que cause efeitos colaterais significativos. Estudos humanos agora estão apenas começando, e nós manteremos o blog atualizado sobre esse assunto.

Como aumentar o klotho

Por enquanto, não é possível comprar klotho como um suplemento, mas há algumas coisas que são conhecidas por aumentar os níveis de klotho. O exercício vigoroso, as estatinas (medicamentos que reduzem os níveis de colesterol) e certos medicamentos anti-hipertensivos parecem aumentar os níveis, e talvez os probióticos. O mais comprovado é um exercício vigoroso. Outra razão para ser ativo agora, e não esperar pelo suplemento.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Deficiência de vitamina B12: uma epidemia silenciosa

A relação entre a canela e a Doença de Parkinson

O que é klotho e o que faz para nossa saúde? was last modified: agosto 18th, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês